Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cerca de 250 lideranças do Ifal discutem Diálogos transformadores e humanizados
conteúdo

Notícias

Cerca de 250 lideranças do Ifal discutem Diálogos transformadores e humanizados

Formação de Lideranças começou nesta terça (26) e será encerrada quinta (28)
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 26/08/2025 11h01, última modificação: 26/08/2025 11h01

Cerca de 250 lideranças ocupantes de gestores ocupantes de cargos de direção (CDs, FGs, FCCs) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), participaram nesta terça-feira (26), da abertura de mais uma edição do  Programa de Formação de Lideranças. O evento é realizado de forma on-line e tem como tema "Diálogos que transformam e humanizam". 

Para a diretora de Gestão de Pessoas (DGP), Adriana Nogueira, a escolha do tema acompanha os assuntos que são de interesse e tendência para as equipes. “Os temas que são os mais interessantes do momento e fazemos então uma programação para esses dois dias, em formato online, de forma que a gente consiga abarcar o maior número de lideranças”, comentou.

A escolha de fazer a atividade remota também foi pensada para ficar acessível em outros momentos para quem, por algum motivo, não tivesse a possibilidade de estar presente.

Segundo o reitor Carlos Guedes, a formação faz parte de uma ação estratégica da gestão que busca planejar encontros mais humanos e de aprendizagem coletiva. “Diálogos que transformam e humanizam visa promover essa reflexão sobre o nosso cotidiano, sobre a atividade de trabalho de todos nós, como lideranças”. Ainda segundo o reitor, os temas devem por  luz as aspectos socioemocionais que estão presentes nas nossas relações cotidianas

A palestra de abertura teve como tema “Assédio: um risco invisível?”, ministrada pela servidora de carreira, Michelle Heringer, que é servidora pública com 20 anos de experiência na área de correição e especialista em prevenção ao assédio moral, sexual e discriminação no ambiente de trabalho e membro titular da Comissão Especial de Combate e Prevenção ao Assédio na Administração Pública do Distrito Federal.

Michele abordou de forma prática que o assunto não deve ser tido como menor e que “é preciso dizer o óbvio” sempre. “O assunto é nosso, como pessoas, não só de lideranças, mas da comunidade para que se estimule e sensibilize que as nossas atitudes e falas impactam diretamente no cotidiano do trabalho”.

A programação do primeiro dia, 26 de agosto, segue com a programação abaixo:

09h00 - Assédio: um risco invisível?

10h30 - Liderança de equipes: a importância dos combinados

13h30 - Ações e estratégias de comunicação para o diálogo e o cumprimento da nossa missão

14h50 - Mais gestão, menos retrabalho: como a IA pode transformar seu dia a dia como gestor público

Já no dia 28, a discussão será focada nos seguintes assuntos:

09h00 - A Voz que Conecta: Comunicação para Liderar e Inspirar

10h30 - Entendendo o que é comunicação e que tipo de comunicação o Ifal prática

13h30 - A Inteligência Artificial como ferramenta de Comunicação Empática e Liderança Digital