Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CEPE realiza eleições para novos membros
conteúdo

Notícias

CEPE realiza eleições para novos membros

Regulamento do processo eleitoral será publicado na próxima segunda, dia 25

publicado: 20/10/2021 15h35, última modificação: 20/10/2021 15h35

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) se prepara para o processo de consulta eleitoral referente à escolha de seus novos membros para o biênio 2021-2023, a ser realizado pela segunda vez de forma eletrônica. A consulta está prevista para novembro, e os candidatos da categoria de servidores devem pertencer ao quadro de pessoal ativo permanente do Instituto Federal de Alagoas, assim como os candidatos da categoria discentes devem estar regularmente matriculados na instituição.

A processo de consulta eleitoral se dará por meio de votação secreta em formato eletrônico, pela escolha de um único candidato para cada cargo, conforme 8 segmentos discriminados no regulamento eleitoral: 1- Técnicos-administrativos em Educação, ocupantes do cargo de Pedagogo Área; 2 - Docentes que não exerçam função de coordenador de pesquisa, com grupo de pesquisa certificado pela PRPPI e/ou docentes que exerçam função de coordenador de projetos de extensão da Proex; 3 - Técnicos-administrativos em Educação não ocupantes do cargo de Pedagogo Área); 4 - Representantes do corpo de coordenadores de projetos de pesquisa, com grupo de
pesquisa certificado pela PRPPI; 5 - 
Representantes do corpo de coordenadores dos projetos de extensão da PROEX; 6 - Discentes regularmente matriculados nos Cursos do Nível Médio de Ensino; 7 - Discentes regularmente matriculados nos Cursos Superiores de Graduação; 8 - Discentes regularmente matriculados nos Cursos de Pós-Graduação.

Conforme o cronograma previsto pela comissão eleitoral, o regulamento será publicado no dia 25 de outubro e as candidaturas poderão ser registradas a partir desta data até o dia 04 de novembro. A campanha eleitoral inicia na sequência da homologação do registro das candidaturas e a campanha eleitoral, que também será realizada de forma remota, está prevista de 05/11 até 48h antes do dia da votação, prevista para 17 de novembro. O processo de consulta eleitoral compreende, ainda, a apuração, a divulgação e a comunicação formal do resultado do pleito ao Conselho Superior.

Do Conselho - O CEPE é um órgão normativo, propositivo, consultivo e deliberativo sobre matérias de ensino, pesquisa e extensão, sobretudo de ordem acadêmica, didático-pedagógica, artístico-cultural e desportiva atuando em conformidade com as normas e a política geral do Ifal, subordinado ao Conselho Superior (Consup). Atualmente, o Conselho tem se reunido de forma remota, ordinariamente, uma vez por mês e, extraordinariamente, quando convocado por seu presidente ou por 2/3 (dois terços) dos seus membros, com antecedência mínima de 48 horas. 

Cumpre destacar, entre o rol de competências pertinentes a este Conselho, a apreciação e/ou aprovação, por delegação do Conselho Superior, de criação e extinção de cursos, bem como à criação e suspensão de oferta de vagas, desmembramento, fusão, ampliação, redução, suspensão temporária ou adequação de cursos e programas, e o julgamento de recursos das decisões originadas nos campi, em matéria de ensino, pesquisa e extensão, sobretudo de ordem acadêmica, didático-pedagógica, científica, artístico- cultural e desportiva. Conheça todas as competências relativas ao CEPE no portal do Ifal, clicando aqui.