Notícias
CEPE aprova, por unanimidade, procedimentos de proibição de eletrônicos pessoais nos campi
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), esteve reunido nesta sexta-feira (07), de forma remota, para apreciar a minuta do documento com os procedimentos internos que instrumentalizam a proibição de eletrônicos pessoais nos campi.
A proposta foi aprovada por unanimidade pelo CEPE. A minuta que será publicada como resolução foi elaborada pela Pró-reitora de Ensino foi apresentada inicialmente ao Colégio de Dirigentes (CD), na última quinta-feira (30), em reunião ampliada e encaminhada, após aprovação nesta instância.
As/os conselheiras/os, assim como os dirigentes gerais e de ensino aprovaram os procedimentos institucionais que viabilizam a Lei n. 15.100, de 13/01/2025, que dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica.
Para o reitor Carlos Guedes, informar sobre os perigos da namofobia, estimular a interação e convívio social são elementos que a lei tem preocupação. “Por vezes os eletrônicos são o vício das/os estudantes”.
Cledilma Costa reforçou que o Ifal possui no regimento discente, desde 2013, a proibição de uso de celulares e similares já descritos. “Com a lei, se fez necessário dar instruções mais objetivas e de forma didática sobre o que pode ou não dentro da instituição”.
A escolhida para ser a relatora foi a conselheira Stela Albuquerque que ao final da apresentação, acompanhou as poucas considerações ou questionamentos das/os demais conselheiras/os e após os ajustes o documento foi aprovado por unanimidade.
O diretor geral do campus Marechal Deodoro, Eder Souza, parabenizou ao Conselho pelo normativo e pela celeridade em sua apreciação/aprovação. A reunião seguiu com o debate e aprovação dos calendários acadêmicos.