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CDP inicia pré-inscrições para eventos externos nas áreas de Contratos e Obras Públicas

Interessados têm até o dia 22 de maio para envio de documentação via Sipac
publicado: 16/05/2025 13h00, última modificação: 16/05/2025 14h28

A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) informa a abertura de pré-inscrições para eventos externos nas áreas de Contratos e Obras Públicas. O prazo para envio de documentação se encerra no dia 22 de maio. 

12º Contratos Week, a ser realizado de 09 a 13 de junho de 2025, em Foz do Iguaçu, é um evento formado por palestras com abordagem técnica e por oficinas que adentram em temas mais específicos, com enfoque prático, o evento proporciona a capacitação e o aperfeiçoamento das equipes de gestão e fiscalização de contratos e oferece uma visão sistêmica do contrato em si e de sua relação com as demais etapas do processo de contratação. Saiba mais, clicando aqui.

Na área de obras públicas, serão realizados o 12º Encontro Nacional de Obras Públicas (ENOP) e o curso Uso da Inteligência Artificial no planejamento, orçamentação e fiscalização de obras públicas. O 12º Enop é um evento voltado para especialistas e profissionais da área de obras públicas com o intuito de debater os desafios e soluções das contratações governamentais. Este ano, será realizado de 22 a 25 de setembro de 2025, em Brasília, por meio de palestras, oficinas e debates exclusivos, abordando os temas mais atuais e as melhores práticas para aprimorar a gestão e a execução de obras públicas.

O curso Uso da Inteligência Artificial no planejamento, orçamentação e fiscalização de obras públicas se constitui em um treinamento de 16 horas-aula, elaborado para capacitar profissionais do setor público e privado a utilizar as ferramentas de IA disponíveis para a otimização de processos fundamentais como planejamento, orçamentação e fiscalização de obras. A turma ofertada é para os dias 07 e 08 de agosto em Foz do Iguaçu, Paraná.  Acesse mais informações!

Orientações para solicitar a participação em capacitações externas

Importante observar que o custeio da inscrição deverá partir da unidade/setor do servidor solicitante, tanto para a Reitoria quanto para os campi. Os interessados deverão enviar por meio de processo, preenchidos e assinados, os seguintes documentos:

- Formulário de solicitação de capacitação externa (modelo SIPAC)

- Parecer da chefia imediata (modelo SIPAC)

- Parecer da Gestão de Pessoas (modelo SIPAC)

- Autorização do ordenador de despesa do campus (MODELO SIPAC);

- Termo de Responsabilidade e Compromisso (modelo no site); 

- Nota de crédito no valor da inscrição, sem desconto, no caso de servidor do campus; ou para o servidor da Reitoria, pedir que o gestor da sua Pró-reitoria ou setor um despacho que indique por qual unidade sairá o pagamento da taxa de inscrição.

 A documentação acima pode ser enviada via Sipac até o dia 22 de maio, sem prorrogações.

A CDP informa que o Ifal não paga boleto bancário nem faz ressarcimento do pagamento de inscrição feito pelo servidor.  

A solicitação de diárias e passagens deverá ser feita em um processo à parte, a ser autorizado e tramitado pelo próprio campus ou setor do servidor (quando se tratar da Reitoria). Ao final do evento, o servidor deverá prestar contas à CDP por meio do envio do certificado de participação no evento