Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Promovidos pelo Ifal e Ufal, CBIE e Laclo reúnem comunidade acadêmica

Promovidos pelo Ifal e Ufal, CBIE e Laclo reúnem comunidade acadêmica

por Gerônimo Vicente publicado: 27/10/2015 16h05, última modificação: 30/10/2015 12h21

Promovidos pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o 4º Congresso Brasileiro de Informática na Educação e 10ª Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologia de Aprendizagem (Laclo) reuniram nos dois primeiros dias centenas de  professores, pesquisadores e alunos das áreas de educação, informática e outras afins,  no Centro de Convenções de Maceió. O evento foi aberto na noite de segunda-feira (26) com uma palestra do professor Paulo Blikstein da Stanford University, da Califórnia, Estados Unidos, com o tema "O Movimento Maker e FabLabs na Educação: finalmente realizando o sonho de Freire e Papert ou mais uma futura história de fracasso?". Outros palestrantes de renomes nacional e internacional participam do evento.

Na solenidade de abertura, o pró-reitor de Inovação e Pesquisa do ifal, Carlos Henrique Alves, representou o reitor Sérgio Teixeira. O CBIE é voltado essencialmente a discutir a pesquisa e os desafios sobre a Educação, tendo como premissa a reflexão do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino com vistas à melhoria da qualidade educacional.

O Ifal participa da organização do evento desde outubro de 2014, sendo representado pelos professores Cleber Nauber,  Victor Sgarbi e  pelo pró-reitor Carlos Henrique Almeida.. O evento integrador, em nível internacional, foi mais um que  o instituto, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), firmou parceria com o objetivo de buscar aproximação maior com a comunidade acadêmica.

Um estande do instituto foi montado no Centro de Convenções e, nele, alunos de vários campi do Ifal apresentam projetos de pesquisa. Na segunda-feira, os alunos do campus Batalha se destacaram com  uma iniciativa de reciclagem de água dos condicionadores de ar e, do Campus Maceió, os estudantes fizeram exposição do aplicativo de doação de sangue, mecanismo que vem sendo utilizado pelo Governo do Estado. Nesta terça-feira, outro aplicativo de sucesso foi apresentado. O ABC Autismo chamou a atenção  dos presentes no evento e  de setores da imprensa.

Confira mais informações  no Facebook do CBIE.