Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CBIE e LACLO 2015: avaliação dos participantes confirma sucesso do evento

CBIE e LACLO 2015: avaliação dos participantes confirma sucesso do evento

por Roberta Rocha publicado: 03/11/2015 11h16, última modificação: 03/11/2015 15h44

Organizadores e participantes do 10º Congresso Brasileiro de Informática na Educação e da 10ª Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologia de Aprendizagem (LACLO), realizados no Centro de Convenções em Maceió e encerrados na última sexta-feira (30), avaliaram de forma positiva ambos os eventos promovidos pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

"Foi mostrado como a tecnologia pode ajudar no projeto de ensino, sem que seu uso disperse os alunos. Os exemplos que os pesquisadores levaram de aplicações em escolas públicas foram surpreendentes", analisou Thâmara Ferreira, uma das participantes. Já a professora universitária Érica Acioli elogiou a escolha dos temas que compuseram a programação do CBIE & LACLO 2015. "São propostas pedagógicas bem pertinentes para melhorar o aprendizado", apontou.

Os docentes do Ifal, Cleber Nauber e Victor Sgarbi, além do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Carlos Henrique Almeida, todos membros da comissão organizadora do evento, estiveram no encerramento oficial do congresso, ocasião em que foi anunciada a Costa Rica como sede para a próxima LACLO e a cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, como sede para o CBIE 2016. Bastante aplaudidos, os organizadores exibiram ainda um vídeo com os bastidores da produção do evento.

O CBIE é voltado essencialmente a discutir a pesquisa e os desafios da Educação, tendo como premissa a reflexão do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino com vistas à melhoria da qualidade educacional.

Inovação a serviço da educação

No penúltimo dia de atividades, o painel sobre inovação e criatividade na educação básica reuniu renomados profissionais da área. O pesquisador Alex Sandro Gomes tratou, na oportunidade, da complexidade da atividade do professor. "O desafio é auxiliar esse profissional na sua função primordial de dialogar e estabelecer subjetividades, criando sistemas de informação que tornem sua atuação ainda melhor".

Durante sua fala, o cientista David Cavallo exemplificou o potencial, do ponto de vista pedagógico, de projetos de robótica desenvolvidos por alunos em salas de aula do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Já a palestrante Helena Singer abordou o tema na perspectiva das políticas públicas do Ministério da Educação e discutiu a necessidade de criação de uma nova estrutura de ensino, menos prescritiva, como forma de estimular a criatividade e a inovação na educação básica.