Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Carlos Guedes é reconduzido à Reitoria do Ifal
conteúdo

Notícias

Carlos Guedes é reconduzido à Reitoria do Ifal

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 05/04/2023 01h27, última modificação: 05/04/2023 01h29

O professor Carlos Guedes de Lacerda foi eleito para mais um mandato para o cargo de Reitor do Instituto Federal de Alagoas. Em eleição realizada nesta terça-feira (04/04), o atual dirigente máximo do Ifal foi escolhido pela comunidade acadêmica para seguir à frente da gestão do Instituto pelos próximos quatro anos. O resultado oficial foi divulgado pela Comissão Eleitoral Central em transmissão realizada no canal do YouTube do Ifal. 

Carlos Guedes disputou as eleições com o professor Dácio Camerino, que é docente do Campus Maceió e foi Diretor-Geral do Campus Maragogi. O atual reitor recebeu 64% do total de votos válidos, contra 36% de Camerino.

“Estou muito feliz com esse momento. É um momento de agradecimento, de reconhecimento à comunidade acadêmica do Ifal”, pontuou. “Vencemos nos três segmentos: docentes, técnicos e estudantes. Minha gratidão a todos os servidores, discentes e à equipe da gestão, que se dedica e da qual tenho muito orgulho de fazer parte”, destacou o reitor Carlos Guedes. 

Carlos Guedes é reconduzido à Reitoria do IfalO reitor destacou que os quatro anos de sua atual gestão foram de muitas dificuldades, seja pela pandemia de Covid-19, seja pelos cortes, contingenciamentos e bloqueios orçamentários por que passaram institutos e universidades federais do país. O professor Guedes ressaltou que a vitória na consulta foi o reconhecimento do bom trabalho desenvolvido por pró-reitores/as, gestores e servidores do Ifal. “Uma equipe de gestão extremamente comprometida, dedicada, que, mesmo nessas adversidades, mostrou avanço significativos no Ensino, na Pesquisa, na Extensão, na Gestão de Pessoas, entre outras áreas”, ressaltou.

A consulta eleitoral é decidida a partir dos votos de três segmentos: discentes, docentes e técnicos administrativos em educação (TAE). No processo de apuração para a divulgação dos resultados, cada uma dessas três categorias têm peso igual, ou seja, 1/3 (um terço). A regra está em conformidade com a lei que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008). Os detalhes sobre os cálculos para a totalização dos votos podem ser conferidos no Capítulo X (Seções I e II) do Regulamento Eleitoral do Ifal.

De acordo com a Comissão Eleitoral Central, cerca de 87% dos servidores do Ifal participaram da consulta para escolha de Reitor e Diretor-Geral.

 Perfil

Atual reitor do Ifal, o professor Carlos Guedes de Lacerda é engenheiro eletricista, advogado, especialista em Gestão Pública e mestre em Educação. Ingressou no Instituto Federal de Alagoas em 1994. Foi coordenador de curso técnico, superior, coordenador de Extensão, orientador de Pesquisa, diretor-geral do Campus de Palmeira dos Índios e membro do Conselho Superior. Foi pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e vice-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas-FAPEAL 

Diretores-Gerais

No pleito desta terça-feira (4), também foram escolhidos os Diretores-Gerais de 13 dos 15 campi do Instituto. Apenas o Campus Maceió terá um segundo turno no processo de escolha do seu Diretor-Geral, em eleição que será realizada no dia 13 de abril. No Campus Coruripe, a votação ocorreu apenas para o cargo de Reitor, pois uma decisão judicial suspendeu a disputa para a Direção-Geral da Unidade.

Confira abaixo os resultados da votação para Diretor-Geral dos campi do Ifal.

Nome

Cargo

Campus/Unidade

Carlos Guedes de Lacerda

Reitor

Reitoria

Augusto César Lúcio de Oliveira

Diretor-Geral

Arapiraca

Magno Luiz de Abreu

Diretor-Geral

Batalha

Não há eleição para Diretor-Geral

Benedito Bentes

Eleição suspensa

Diretor-Geral

Coruripe

Cleide Calheiros da Silva e Givaldo Oliveira dos Santos disputam o 2º turno

Diretor-Geral

Maceió

Sandra Maria Patriota Ferraz

Diretora-Geral

Maragogi

Eder Júnior Cruz de Souza

Diretor-Geral

Marechal Deodoro

Rodrigo Oliveira Ferreira da Silva

Diretor-Geral

Murici

Roberto Fernandes da Conceição

Diretor-Geral

Palmeira dos Índios

Felipe Thiago Caldeira de Souza

Diretor-Geral

Penedo

Antônio Iatanilton Damasceno de França

Diretor-Geral

Piranhas

Edel Alexandre Pontes

Diretor-Geral

Rio Largo

José Thales Pantaleão Ferreira

Diretor-Geral

Santana do Ipanema

Talita Maria Gomes de Morais

Diretora-Geral

São Miguel dos Campos

Uilliane Fastino de Lima

Diretora-Geral

Satuba

Valdomiro Odilon Pereira

Diretor-Geral

Viçosa