Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Capes aprova duas propostas do Ifal em editais na área de Formação de Professores

Projetos Pibid e Residência Pedagógica irão destinar 240 bolsas para alunado de licenciaturas

publicado: 27/05/2020 16h01, última modificação: 27/05/2020 21h36

Na última sexta-feira, 22, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) recebeu a informação de que dois projetos institucionais haviam sido aprovados em pleitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): o edital nº 01/2020, do Programa de Residência Pedagógica (PRP), e o nº 02/2020, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Ambos são destinados aos cursos de licenciatura e destinarão 240 bolsas, ao todo, para os estudantes do Ifal, nas modalidades presencial e a distância.

A maior parte delas, 144, será destinada ao desenvolvimento do projeto Pibid, “Saberes e práticas docentes, multiletramentos e metodologias de ensino aprendizagem na educação básica”, que envolverá os cursos de Ciências Biológicas, Física, Letras, Matemática e Química.

O programa objetiva proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

As outras 96 bolsas serão distribuídas entre alunos de Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Química, para a realização da proposta “Saberes e práticas docentes, multiletramentos e formação de professores: construindo a profissão docente mediante o Programa de Residência Pedagógica”.

Esta proposta foi realizada com foco no aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso, para regência do processo de ensino-aprendizagem.

Independente do programa, os alunos da graduação serão remunerados com valores mensais de R$ 400,00 durante a vigência dos editais. Além disso, os docentes do Ifal responsáveis pela coordenação dos programas e os professores da educação básica que acompanharão os graduandos no desenvolvimento de suas atividades em escolas públicas de diversos municípios alagoanos, também receberão bolsas de fomento da Capes.

A seleção dos bolsistas será feita por meio de editais do Ifal, que serão publicados antes do início das atividades de ambos os programas. A Capes ainda não definiu as datas, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19.

Trabalho em equipe

Os projetos foram desenvolvidos por um grupo de trabalho que envolveu membros da Pró-reitoria de Ensino (Proen) e professores, sob a coordenação dos docentes Fábio José dos Santos e Maria Aparecida Silva. Segundo a pró-reitoria da área, Cledilma Costa, eles atuaram em conjunto na formulação dos projetos porque apesar dos programas possuírem finalidades distintas, eles se complementam no processo de formação inicial docente.

Para reitor do Ifal, Carlos Guedes, a entidade já possui uma trajetória consolidada na oferta destes dois programas junto à Capes. “E a nova aprovação, publicada recentemente, tem importância fundamental para os nossos estudantes das licenciaturas, no processo de formação inicial e para os professores da nossa instituição e das escolas das redes estadual e municipais, na formação continuada. São programas que, comprovadamente, articulam ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável e o resultado alcançado nestes editais reflete o trabalho comprometido e qualificado dos nossos professores”, pontuou.