Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Capes amplia número de bolsas do Pibid para estudantes de licenciatura do Ifal

Capes amplia número de bolsas do Pibid para estudantes de licenciatura do Ifal

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 06/04/2023 15h24, última modificação: 06/04/2023 15h24

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou a ampliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para os/as estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Com as 192 novas bolsas implementadas, o Ifal chegará a 360 bolsas de iniciação à docência, no valor de R$ 700,00 mensais por estudante de graduação das licenciaturas, somando-se às 168 bolsas já implementadas desde o mês de novembro de 2022.

Com esse novo cenário, o Ifal contemplará, com bolsas pagas pela Capes, graduandos/as das cinco áreas formativas dos cursos de licenciatura presenciais e a distância da Instituição: Ciências Biológicas, Física, Letras, Matemática e Química, distribuídas em todos os campi e polos onde se ofertam cursos de formação inicial de professores/as..

O preenchimento de 360 vagas de bolsistas de iniciação à docência garante, também, o pagamento, pela Capes, de 45 bolsas para docente supervisor/a, no valor de R$ 1.000,00 e de 15 bolsas para coordenador/a de área, no valor de R$ 2.000,00.

O processo de seleção dos/as estudantes e dos/as professores para a concessão das novas bolsas será feito mediante edital, considerando os cadastros reserva já formados nos editais que foram publicados na atual edição do Pibid/Ifal – 2022-2024. Seguindo a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), a previsão é de que a vigência das bolsas seja no período de junho de 2023 a abril de 2024.

De acordo com a pró-reitora de Ensino, professora Cledilma Costa, com a ampliação de bolsas, estudantes ingressantes nos campi Arapiraca, Maceió e Piranhas e os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), dos cursos de Letras e Ciências Biológicas, passam a ser contemplados/as.

“Além de ser uma oportunidade de participação para mais 192 estudantes do Ifal, o programa contribui para a permanência e êxito desses/as estudantes, para o fortalecimento das licenciaturas e da formação de professores no nosso Estado, num processo formativo, colaborativo e participativo com docentes e profissionais das escolas de educação básica”, destaca a pró-reitora.

Para o reitor, professor Carlos Guedes, “a implementação de 192 novas bolsas para o Pibid no Ifal, potencializa as ações do programa que tem fundamental importância no processo de formação inicial de nossos/as estudantes dos cursos de licenciatura e na formação continuada dos/as nossos/as professores/as, em parceria com outras redes de ensino”, ressalta o gestor máximo do Ifal.