Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Capacitação com Eduardo Shinyashiki reúne servidores na Casa da Indústria

Capacitação com Eduardo Shinyashiki reúne servidores na Casa da Indústria

publicado: 27/09/2017 16h47, última modificação: 28/09/2017 11h14

A palestra “Competências socioemocionais na educação: integração entre o sentir e o aprender”, ministrada pelo convidado Eduardo Shinyashiki, deu início as comemorações de 108 anos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), completados no dia 23 de setembro. O evento, realizado no auditório da Casa da Indústria, contou com a presença do reitor Sérgio Teixeira, do diretor de Gestão de Pessoas (DGP), Wagner Fonseca, e do coordenador de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal (CDCP), Edson Moreno, além de dezenas de servidores que puderam refletir sobre o poder dos profissionais da educação na transformação da vida das pessoas ao seu redor.

“Há profissionais que não acreditam em si e que não têm iniciativas próprias, apesar do talento. Em algum momento, isso poderia ser resolvido em sala de aula. As pessoas poderiam estar aproveitando seus momentos da melhor forma, mas continuam brigando com suas limitações no dia a dia”, argumentou Shinyashiki.

Ao longo da manhã, o palestrante cativou o público ao colocar em questão a necessidade de repensar as motivações, desejos e força de vontade dos indivíduos para fazer suas escolhas de vidas.

“Ao passarmos da fase infantil para a adulta, há umA redução da capacidade de experimentar coisas novas. Os adultos vão se tornando serem previsíveis. O desafio é que o adulto educador, que tem 10% da capacidade de experimentar a vida, possa provocar algo inovador sobre a vida de seus alunos. É necessário desenvolver novas competências e sair do piloto automático”, opinou.

Investimento em pessoal

Os gestores presentes ressaltaram que mesmo nos anos com restrições orçamentários, o investimento em pessoal continua no Ifal. “Eu costumo dizer que o investimento humano é o melhor investimento que uma instituição pode fazer. Estamos ofertando quase 20 cursos de capacitação, qualificação com programas de diversas instituições, como UFBA, Cesmac e Ufal, que em breve ofertaremos mestrado e doutorado, por meio de um convênio. Temos a convicção de quem faz a história da instituição não são os belos prédios que estamos entregando, mas as pessoas que trabalham nela”, disse o reitor.

registrado em: ,