Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Canal do Ifal realiza live “Educação: lugar de diversidade, orgulho e respeito”

Canal do Ifal realiza live “Educação: lugar de diversidade, orgulho e respeito”

Atividade será realizada em comemoração ao Dia do Orgulho Gay, 28 de junho

por Jhonathan Pino publicado: 25/06/2021 16h50, última modificação: 27/06/2021 10h47

Quatro servidores e alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participam na próxima segunda-feira (28) da Live “Educação: lugar de diversidade, orgulho e respeito”, a ser transmitida no Canal Oficial do Youtube da instituição, a partir das 17h.

Com a intermediação da jornalista  Acássia Deliê, o docente do Campus Maceió, Daniel Pereira, o jornalista da instituição, Jhonathan Pino, e o docente do Campus Palmeira dos Índios e aluno do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Roberto Idalino, irão realizar um diálogo multidisciplinar sobre questões da comunidade LGBTQIA+ (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Pessoas Intersexo) em ambientes de ensino e aprendizagem.

É a segunda vez que o Ifal realiza uma ação on-line, em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA + , no dia 28 de junho. A data é celebrada por marcar um episódio ocorrido na cidade de Nova Iorque, em 1969, após uma série de atos violentos cometidos por policiais contra o público de um bar, denominado Stonewall Inn. O local costumava ser frequentado por gays, lésbicas e trans que foram vítimas de uma perseguição que durou mais duas noites e provocaria um levante social que teria consequências sentidas até hoje.

Neste ano, a proposta da live é dialogar sobre o Ifal, enquanto espaço de educação e mediação para a diversidade, como garantia para um ambiente favorável ao respeito entre todos, por isso a ação entrou para a agenda da instituição e tem o apoio do  da Diretoria de Gestão de Pessoas, do Departamento de Comunicação e do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass).

“Fico feliz em saber da abertura para dialogar sobre a temática. Sou um LGBTQIA+ e professor no Ifal, isso faz total sentido. Realizamos no ano de 2020, ainda na pandemia, uma live para discutirmos as inúmeras possibilidades em elaborar e executar projetos de extensão e práticas de ensino com abordagens LGBTQIA+ no Ifal. Reconheço as demandas de abordar a temática e sei que é urgente. A data e atividade demonstram que a temática está em pauta na agenda institucional e que o Ifal reforça a preocupação com o ser humano em sua pluralidade”, pontuou Daniel, um dos participantes.

Confira o link da Live abaixo: