Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus São Miguel realiza 6º Encontro Regional de Saúde e Segurança do Trabalho

Campus São Miguel realiza 6º Encontro Regional de Saúde e Segurança do Trabalho

Evento acontece no Auditório da Secretaria do Município, até a sexta-feira, 26

publicado: 25/10/2018 11h05, última modificação: 25/10/2018 11h16

Teve início nesta quarta-feira, 24, o 6º Encontro Regional de Saúde e Segurança do Trabalho (ERESST), realizado pelo Campus São Miguel dos Campos, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), com a palestra "Cyberbullying - da prevenção ao combate",  no Auditório da Secretaria de Educação do Município.

Responsável por essa primeira atividade, o professor do Campus, Jalves Mendonça, procurou sensibilizar os participantes para a seriedade dos problemas ocasionados pelas práticas de perseguição, exposição e humilhação, que as vítimas sofrem, diante de situações de cyberbullying.

O palestrante lembrou que a origem desta prática veio das fama da atuação dos “valentões”, dentro das escolas. O diretor da Unidade, José Hélio dos Santos, reforçou sobre a importância de sair da sala de aula para facilitar a aprendizagem dos alunos (2).JPGHoje, com a disseminação da web e popularização das redes sociais, o bullying se estendeu para o mundo virtual, mas a agressão, que antes era presencial e física, continuou tendo efeitos reais sobre suas vítimas, como a depressão, o desenvolvimento da baixa autoestima, a ansiedade, o baixo desempenho na escola, devido à dificuldade de concentração, e até mesmo ao suicídio, principalmente entre crianças e adolescentes.

“No ambiente virtual, a violência não se faz de forma física, mas virtual. Seus efeitos são muito reais. Muitas vezes, tornando difícil a distinção entre o virtual e o real. Por isso, cientificamente, ainda não conseguimos compreender de forma exata quais são as consequências que elas teriam sobre a vida das pessoas”, explicou Jalves.

O professor lembrou que tais práticas estão crescendo exponencialmente no Brasil, desde 2014. Conforme os dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil, esse fenômeno estaria colocando o país no segundo lugar no mundo, em práticas do Cyberbullyng, perdendo apenas para a Índia.O público lotou o auditório da Secretaria de Educação de São Miguel do Campus.JPG

Jalves complementa que outra pesquisa apontou que 30% dos pais denunciaram que seus filhos já haviam sofrido esse tipo de violência, no último ano, dentro do Brasil, o que colocaria o país com quase o dobro da média mundial, que é de 17%. Para ele, a prática aumentaria a medida que são criadas novas plataformas de compartilhamento de conteúdo.

“As crianças brasileiras são vítimas frequentes da hostilidade porque elas têm acesso às redes sociais, apesar de haver restrições à entrada de menores de 18 anos à maior parte das redes sociais”, alertou o palestrante.

Mas não só a tecnologia seria responsável pela popularização do cyberbullying, ela seria apenas uma ferramenta para a falta de empatia e o baixo repertório de habilidades do indivíduo, para lidar com as pessoas ao seu redor. No entanto, Jalves lembra que isso não os impediria os agressores de serem penalizados pelas leis, já que suas práticas estão tipificadas no Código Penal e podem levar à prisão de até dois anos e ao pagamento de multa, por atos como invasão; obtenção de informação sigilosa; ameaça; calúnia, difamação, injúria e falsa identidade.

Atividades seguem até sexta-feira

Grupo Artifal do Campus, “De boca em boca, segurança ganha força” foi a apresentação cultural da noite.JPGAlém da palestra, a cerimônia de abertura contou também com a presença do diretor da Unidade, José Hélio dos Santos, da chefe do Departamento Acadêmico, Talita de Moraes e do professor Armando Vasconcelos, que presenciaram uma encenação do Grupo Artifal do Campus, “De boca em boca, segurança ganha força”.

“Um evento como estes é ideal para que vocês tenham contato com pessoas e situações diferentes do ambiente de sala de aula e que possam colaborar com o processo de aprendizagem”, manifestou José Hélio, durante a cerimônia.

Talita o completou dizendo que desde 2011 esse era o maior evento do Campus e uma possibilidade a mais para conhecer e se atualizar com profissionais que atuam na área de Segurança de Trabalho, fora do Instituto. “A área de Segurança do Trabalho se atualiza constantemente e para que a gente possa trazer para os alunos as atualização das normas regulamentadoras, da legislação, realizamos o evento anualmente”.Os professores Talita de Moraes, José Hélio dos Santos e Armando Vasconcelos participaram da cerimônia do abertura do evento.JPG

As atividades continuam nesta quinta, 25, com Anderson Luiz Cabral, abordando os "Aspectos Técnicos do  PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), a partir das 15h, e  Harrison David Maia, discutindo "O papel do técnico de segurança no ambiente de trabalho", a partir das 19h.

O último dia do evento, 26, contará com Paulete Constantino Cerqueira e Cláudia Falcão Bastos, abordando o Outubro Rosa, a partir das 13h30; Bianca Mires dos Santos ministrará o minicurso "Análise e Gerenciamento de Risco", a partir das 15h e  Luciano Dos Santos Nascimento encerrará as atividades com a palestra "A Resposta da Segurança Comportamental para o Ambiente de Trabalho"

Mais informações podem ser encontradas na página do evento: clique aqui.

registrado em: