Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Santana vence maior feira de ciência e tecnologia do Nordeste
conteúdo

Notícias

Campus Santana vence maior feira de ciência e tecnologia do Nordeste

Na FENECIT, projetos do Campus conquistam resultados expressivos

publicado: 25/09/2017 11h24, última modificação: 27/09/2017 15h48
Exibir carrossel de imagens Campus Santana faz história na FENECIT

Campus Santana faz história na FENECIT

 O EVENTO

Deu Campus Santana na FENECIT! Nascida em 2005, a partir da inspiração de outros movimentos de iniciação científica já no ensino básico, a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia hoje recebe trabalhos de todo Brasil e países latino-americanos, como o México. A ideia é centralizar o ensino no aluno, sem que ele seja mero receptor de conhecimento, como tradicionalmente acontece na educação brasileira. Dar ares de universidade às escolas de educação básica é, portanto, um dos destaques da FENECIT, à medida que desperta nos alunos o interesse pela iniciação científica, com pesquisa e extensão.

A 13ª edição do evento aconteceu na Faculdade Integrada de Pernambuco, na cidade do Recife, na última semana. O compromisso social da feira é fazer com que as instituições participantes tragam ações capazes de enfrentar as realidades problemáticas das regiões nas quais estão inseridas, com intervenção direta sobre isso. O Campus Santana tem demonstrado o impacto de seu trabalho de pesquisa e extensão no sertão alagoano, ajudando a modificar o quadro na região.

Neste ano, levamos quatro projetos à 13ª FENECIT. Além da intervenção efetiva na realidade local, esses projetos acabam por significar um importante incremento na formação dos discentes envolvidos com as ações. Com um ambiente escolar mais dinâmico e participativo, nossos estudantes passam a ser produtores do conhecimento, uma iniciativa educacional que pode mudar o país. Desde maio, temos trazido as ações da extensão de forma destacada, através da série de reportagens que revela os detalhes de cada projeto. O resultado alcançado pelo Campus Santana do Ipanema no evento coroa um trabalho sério, que une inclusão e responsabilidade social.

 

OS RESULTADOS

 

Menção Honrosa

 

  Todos os projetos do Campus Santana foram premiados na 13ª FENECIT. O projeto de extensão "De olho no futuro: consciência ambiental e sustentabilidade no médio sertão de Alagoas"  recebeu menção honrosa pelo significado da ação. Pensado para identificar de que forma as mudanças climáticas estão afetando a agricultura e a pecuária, duas das atividades econômicas mais importante da região, o projeto investiga ações que aceleram o processo de desertificação na região, como as queimadas, o uso de agrotóxicos, desmatamento, poluição das águas e destruição de vegetação das encostas dos reservatórios. Através da conscientização ambiental e da sustentabilidade, a iniciativa apresenta medidas simples que alteram o quadro da desertificação e melhoram substancialmente a produção dos pequenos agricultores do sertão. No evento, os alunos José Ranielson Araújo, Jordana Vieira e Thatiane Sousa subiram ao palco da cerimônia de premiação para receber o certificado do projeto, coordenado pela Professora Cláudia Miranda, que o credenciou a participar da maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul, a Mostratec, que será realizada no mês de outubro, na cidade de Novo Hamburgo-RS.  Você pode conhecer todo o projeto clicando aqui.

Outro a receber menção honrosa pela comissão avaliadora da FENECIT foi o projeto de pesquisa "Diagnóstico da Avicultura Familiar no Município de Santana do Ipanema, após a implantação do Programa de Avicultura Familiar - PAF/AL".

Projeto de avicultura conquista menção honrosaEm 2009, o Governo de Alagoas, em parceria com a empresa Globo Aves, criou o "Programa de Avicultura Familiar", através do qual distribuiu aves, ração e assistência técnica a pequenos produtores de nove municípios de Alagoas, entre eles Santana do Ipanema, que criou sua cooperativa e permanece inserido nessa estrutura ainda hoje. O projeto já apresenta frutos e após visitas a várias propriedades já consegue apontar que há um importante aumento na renda dessas famílias e o interesse de outras em atuar na atividade. A Professora Vitória Régia Ramalho, orientadora da ação, aponta os benefícios que a pesquisa já demonstrou: "Pudemos constatar que o PAF está inserindo pessoas no meio rural, dando renda e, acima de tudo, que os filhos dos produtores já estão na escola, prova da conscientização que hoje esses agricultores têm, de que a educação é pressuposto para a melhoria de vida".  A pesquisa foi credenciada para participar do Movimento Científico Norte e Nordeste - MOCINN, que será realizado no Pará, em 2018. O trabalho é realizado pela Beatriz Martins, do Curso Técnico em Agropecuária.

 

Medalha de Prata

 

 Projeto que resgate literatura de cordel, conquista a prata na categoria LINGUÍSTICA.O trabalho da extensão do Campus Santana do Ipanema levou o projeto "Meu Mundo em Versos: o resgate da Literatura de Cordel" ao vice-campeonato na 13ª FENECIT, na categoria LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES. Resgatar a literatura de cordel e reconhecer seu papel enquanto patrimônio histórico e cultural do povo brasileiro: esse pode ser considerado o marco do projeto, coordenado pela professora Ana Lady da Silva. A ação atende a crianças do bairro Alto Santa Luzia, em Santana do Ipanema, e avança adentro das questões pedagógicas, com a finalidade de desenvolver a sensibilidade e a capacidade reflexiva e criativa nos pequenos, que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Os bolsistas Vinicius Teodósio e Maria Larisse cuidam do projeto, caracterizado pela inclusão social. A conquista levará a iniciativa ainda mais longe: é que o resultado credenciou o projeto para participação na 32º Mostratec, a maior feira de ciência e tecnologia das Américas, em Novo Hamburgo-RS. Vinicius destaca o legado da participação da maior feira do Nordeste, a FENECIT: "Passar por mais essa experiência foi incrível. Valeu a pena cada esforço que fizemos para chegar lá e o melhor de tudo é saber que todos nós saímos com as mãos cheias: menções honrosas, credenciais e dois lugares no pódio em áreas distintas", afirmou o discente, multicampeão em feiras de ciências. Para rever a matéria especial sobre o projeto basta clicar aqui.


O lugar mais alto do pódio


Olivia Marianny sobe no topo mais alto do pódioO reconhecimento do trabalho prestado pelo Campus Santana já estava consolidado, quando começou o anúncio dos campeões da 13ª FENECIT, na categoria CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Após a divulgação do segundo e terceiro lugares, veio o ápice: o curso de extensão "Boas Práticas na Bovinocultura de Leite" acabara de fazer história ao ser o grande campeão na categoria. O curso destinou-se aos criadores de gado leiteiro do município de Major Izidoro, sertão de Alagoas. A assistência técnica qualificada, dada pelo Campus Santana através dele, resulta no conhecimento de boas práticas que geram um melhor manejo e uma maior produtividade dentro da bovinocultura do leite. Inserido dentro da chamada "bacia leiteira" de Alagoas, o município ganha conceitos de empreendedorismo rural sustentável, capacitando essa atividade econômica para ser ainda mais rentável. No curso, os produtores também aprenderam noções de como administrar as finanças, criando lucros maiores dentro de seus negócios. Coordenador pelo Professor Rinaldo Souto Maior Júnior, Doutor em Nutrição Animal, a ação teve como bolsista a aluna Olívia Marianny de Oliveira Santos, do Curso Técnico em Agropecuária. Foi Olívia quem subiu ao lugar mais alto do pódio, no último sábado, dia 23, em Recife. O curso tem previsão de encerramento em novembro, sendo composto por mais 154 horas, dividades em 22 horas mensais, onde teoria e prática são conjugados, com valiosas sugestões para a gestão do negócio do leite.

A conquista de Rinaldo e Olívia é mais um passo para a internacionalização da marca do Campus Santana. Com a vitória, o projeto recebeu a credencial para participar da "XV MILSET LATIN AMERICAM EXPO-SCIENCES", em agosto de 2018, na cidade de Antofagasta, noroeste do Chile, o prêmio mais cobiçado do evento. Em agosto desse ano, na FECITEC, realizada em Encarnación, no Paraguai, o projeto “O aluno monitor: o desafio de constituir sujeitos ativos na sala de aula de Língua Portuguesa”  conquistou também o primeiro lugar, num evento que contou com trabalhos de vários países, como México e Peru.

A realização na FENECIT é motivo de orgulho para Olívia: "Ser 1º lugar na categoria "CIÊNCIAS AGRÁRIAS" e a maior nota de todos os trabalhos na FENECIT (Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia) é de fato uma imensa satisfação e realização. Sinto-me extremamente lisonjeada e com mais disposição para seguir a caminho do sucesso". A discente lembra da importância do Campus na sua formação: "Sou grata ao IFAL por me proporcionar esta oportunidade e ter uma importância fundamental na minha formação profissional, me garantindo um ensino de qualidade e oportunizando experiências novas na minha vida", conclui a discente.

Depois de tantas vitórias e do reconhecimento do trabalho do Campus Santana, nossa torcida já está nos próximos eventos, na expectativa de que nossa bandeira continue a brilhar nos lugares mais altos dos pódios!

Imagem 11

 

 



 

registrado em: ,