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Campus Piranhas inaugura sala do NAPNE

publicado: 03/12/2015 16h00, última modificação: 04/12/2015 23h13

Na tarde desta quarta-feira (02), o campus Piranhas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) inaugurou mais um espaço para à inserção de pessoas com necessidades educacionais específicas (PNE) - a sala que funcionará o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), que tem caráter consultivo/propositivo e media a educação inclusiva das pessoas com necessidades específicas na instituição, conforme a Resolução nº. 45 do Conselho Superior da instituição.

O Núcleo atende ao objetivo estratégico relacionado à educação inclusiva posto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2018) e em conformidade com o Plano de Metas e Compromissos do Ifal com o Ministério da Educação (MEC), assinado em 2008: "desenvolver programas de apoio a projetos de assistência estudantil como mecanismos que promovam a adoção de políticas afirmativas, a democratização do acesso, a permanência e o êxito no percurso formativo, e a inserção sócio-profissional, tendo como pressuposto a inclusão de grupos em desvantagem social".

Para o diretor geral do campus, Ricardo Aguiar, "o Napne no campus Piranhas visa criar na instituição a cultura da educação para a convivência, a aceitação da diversidade, a eliminação de barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais, incluindo socialmente a todos, possibilitando uma educação profissional inclusiva".

A coordenadora do Napne no campus Piranhas é a psicóloga, Adriana Paula Nogueira,  e terá como demanda: promover o acolhimento dos estudantes no campus, esclarecendo e orientando a comunidade escolar acerca da inclusão e da diversidade; solicitar histórico escolar e relatório das escolas anteriores dos estudantes com necessidades específicas para conhecer as especificidades de cada aluno; realizar entrevistas com as famílias dos estudantes para conhecer a realidade dos alunos e para integrar e estreitar os laços família-escola; realizar as adaptações curriculares necessárias; planejar o recurso disponível, priorizando a demanda atual; orientar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes público-alvo do núcleo; evitar a retenção e a evasão escolar dos estudantes com necessidades específicas; realizar encaminhamentos (internos e externos) diante da demanda apontada.

O Napne na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica surge através do Programa de Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (TEC NEP), ligado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, sendo um programa que visa a inserção e o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais nos cursos de nível básico, técnico e tecnológico, nos Instituições Federais de Educação, em parceria com os sistemas estaduais e municipais, bem como o segmento comunitário.

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