Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Penedo homologa processo de compras de produtos provenientes da agricultura familiar

publicado: 16/10/2019 16h22, última modificação: 16/10/2019 16h45

A homologação do processo de compras do Campus Penedo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar foi divulgada nesta quarta-feira (16) pela Direção-Geral da unidade de ensino da região do Baixo do São Francisco. O resultado da habilitação da Chamada Pública foi publicado no Diário Oficial da União no dia 9 deste mês e os fornecedores vencedores do processo licitatório foram a Associação dos Moradores do Sítio Nazária, a Associação Aroeira, a Associação dos Trabalhadores Rurais da Região Sul e Agreste e a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores da Colônia Pindorama. Essas entidades classificadas devem apresentar no próximo dia 22 (terça-feira), das 8h às 14h amostras dos produtos fornecidos de acordo  com o que estabelece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O investimento do Campus Penedo na  contratação das prestadoras de alimentos da agricultura familiar é de R$ 228.252,47. Com  o atendimento ao PNAE, os alunos terão em cardápio de refeições com produtos hortifruti, polpas de frutas, bolos diversos, salgados e derivados de macaxeira e de laticínios e produtos não-perecíveis. O acompanhamento nutricional será feita por profissionais da área do campus.

O lançamento da Chamada Pública ocorreu no dia 2 de setembro deste ano e o prazo de apresentação das proposta encerrou-se no dia 20 do mês  anterior.

A nutricionista do  Campus Penedo, Lidiane de Almeida explicou  que o processo de compras pode ser alterado caso  haja alguma inconsistência na amostra dos produtos pelos fornecedores marcada para a próxima terça-feira (22). Segundo ela, todo processo deve ser concluído neste mês para que em novembro,  os alunos da unidade de ensino possam fazer refeições a partir dos alimentos sugeridos.

“A ação do campus atende ao Programa Nacional de Alimentação Escolar que recomenda  a compra dos produtos da agricultura familiar, o que favorece o desenvolvimento sustentável das famílias de agricultores da região, proporciona uma alimentação de melhor qualidade e valoriza a cultura alimentar composto por produtos regionais com  bom valor nutricional”, disse Lidiane Almeida.

Consulte:

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO - PNAE - CAMPUS PENEDO