Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Palmeira recebe prêmio Notáveis da Cultura Alagoana na categoria “Incentivo à leitura”

publicado: 06/02/2017 09h51, última modificação: 06/02/2017 10h12

Pela segunda vez consecutiva, o clube de leitura Passarinhar, ação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Palmeira dos Índios, foi premiado na categoria especial “Incentivo à leitura” no prêmio Notáveis da Cultura Alagoana. O reconhecimento é concedido pela Associação Cultural Alagoa do Sul, comandada pelo escritor e promotor cultural Carlito Lima, e a 13ª edição ocorreu em janeiro.

A coordenadora do projeto, Vanúsia Amorim, relata que foram premiadas 48 personalidades da cultura alagoana e que a votação foi feita pela internet. O clube de leitura Passarinhar recebeu um certificado das mãos da organização. “Este é um momento muito importante para o campus porque é dada publicidade ao projeto e isso representa benefícios para o clube em geral. Por exemplo, recebemos doações de livros de alguns escritores e artistas presentes no evento, além de convite para palestras sobre o projeto Passarinhar. Acredito que isso é importante para que outras pessoas se sintam inspiradas e promovam leitura também”, completou.

O Passarinhar foi fundado há 7 anos no Ifal Palmeira dos Índios e é um esforço conjunto da gestão do campus, dos professores, dos alunos e dos colaboradores e instituições parceiras que doam livros para o clube. “Sem livros, não tem como promover leitura”, lembrou Vanúsia. Para ela, o Passarinhar é um trabalho incansável de promoção da leitura e democratização do livro. “Nossos jovens precisam ter acesso ao livro para ler, para ter autonomia leitora e, consequentemente, ser cidadão pleno. Esse comprometimento com a leitura para a cidadania talvez seja o grande sucesso do Passarinhar. O reconhecimento, a premiação nos enche de alegria, nos honra e nos impulsiona para trabalhar mais por um Brasil de mais leitores”, finalizou.

Clube Passarinhar

O Clube de leitura Passarinhar é um projeto vitorioso do campus Palmeira dos Índios. Os professores comandam o clube, fazem doações de livros e implantaram um calendário de atividades de leitura no campus. Já os alunos reconhecem o espaço do Passarinhar como algo natural no cotidiano da instituição e os colaboradores (livrarias, escritores, organizações governamentais e público em geral) doam obras para o clube, que hoje possui um acervo de 1500 livros, distribuídos entre literatura brasileira e estrangeira e outros de formação continuada específicos para professores.

O clube Passarinhar também recebe a comunidade externa e empresta livros para escolas parceiras. “Também fazemos campanhas de doação para fundação de pontos/espaços de leitura nessas escolas”, disse Vanúsia.

registrado em: