Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Murici incentiva o gosto pela leitura com o blog IFilosofia

Campus Murici incentiva o gosto pela leitura com o blog IFilosofia

Blog tem seção com vídeos e entrevistas e apresenta o Desafio + 20 livros

publicado: 01/10/2019 13h01, última modificação: 02/10/2019 10h27

Criado no início do atual ano letivo, o blog  IFilosofia Murici é um recurso didático adicional para o componente curricular da disciplina Filosofia nas turmas dos primeiros e terceiros anos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no Campus Murici, localizado na zona da mata alagoana, a 40 quilômetros de Maceió. O objetivo do blog, segundo o professor André Souza, idealizador da ferramenta digital, é tornar mais dinâmico e interativo o aprendizado dos conteúdos da disciplina.

O blog é composto por várias seções que despertam o interesse pela Filosofia e uma das mais interessantes é a seção denominada Rizomas, espaço onde são publicados vídeos e entrevistas. “Desde 29 de março, todas as sextas-feiras são publicados no Instagram - @ifilomurici  e no canal do Youtube, vídeos de convidados que comentam sobre livros, fotografias que os mesmos julgam que foram significativos para a formação deles e oferecerem ao público interno e externo do Ifal reflexões e dicas de leitura”, explicou André Souza.

Sete convidados já participaram da iniciativa e entre eles estão os professores  Alex Carvalho (Sociologia - Campus Murici), Cosme Rogério Ferreira (Filosofia - Campus Batalha), Thyago Ruzemberg (História - Campus Piranhas), Lais Gois (Filosofia - Campus Coruripe), Edmar Filho (Filosofia - Vale do Acaraú-CE), Elaine Rapôso (Língua Portuguesa e Literatura- Campus Marechal Deodoro) e Abelardo Pedro Nobre Júnior (Geografia - Campus Murici).

DESAFIO + 20 LIVROS (acesse o blog)

Outra seção no blog é a do Desafio + 20 livros que tem como objetivo estimular e conscientizar os estudantes sobre a  importância da leitura e faz parte de uma série de medidas com a finalidade de tornar essa prática uma realidade no Campus Murici. Os alunos podem escolher livros de qualquer gênero, com a condição de que tenham mais de vinte páginas.

A atividade ocorre neste ano letivo de 2019 e irá compor a terceira nota (AV3) do quarto bimestre. As fichas de leitura junto com o relatório deverão ser entregues até o dia 22 de janeiro de 2020. Os  estudantes que lerem e entregarem fichas relativas a mais de 20 (vinte) livros serão premiados com medalha, certificado e participarão de um sorteio de uma cesta com 20 livros diversos.

Assista às indicações de leitura:

Alex Carvalho (Sociologia - Campus Murici)

Cosme Rogério Ferreira (Filosofia - Campus Batalha)

Thyago Ruzemberg  (História - Campus Piranhas)

Lais Góis (Filosofia - Campus Coruripe)

Edmar Filho (Filosofia - Vale do Acaraú-CE)

Elaine Rapôso (Língua Portuguesa e Literatura- Campus Marechal Deodoro)

Abelardo Pedro Nobre Júnior (Geografia - Campus Murici).