Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais de 350 participantes prestigiam a abertura dos workshops de Gastronomia e de Hospedagem

Geral

publicado: 21/10/2015 10h00, última modificação: 13/11/2015 14h11
Exibir carrossel de imagens Público lota auditório durante a abertura dos workshops promovidos pelo Ifal Marechal.

O público lotou o auditório do Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, na noite desta terça-feira (20), para a abertura do IV Workshop de Gastronomia e III Workshop de Hospedagem do Campus Marechal Deodoro do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Mais de 350 participantes, entre estudantes, professores, servidores e a comunidade em geral, participaram da cerimônia que contou com a palestra de Tiago Silva e Fernando Peron, com o tema O perfil do jovem empreendedor.

Além dos estudantes do campus Marechal Deodoro, o evento contou com a presença dos campi Maceió, Satuba, Maragogi e Murici que assistiram à apresentação do coral Por Encanto, formada por estudantes do Ifal Marechal, sob a batuta do maestro Leonardo Arecippo.

A presidente da comissão organizadora, Fátima Amorim, destacou a relevância do evento e agradeceu aos patrocinadores, "em um momento de crise, empreender é o diferencial. E não foi por acaso que o tema desta edição é empreendedorismo em meios de hospedagem e na gastronomia. Além da programação está focada na vocação turística de Marechal Deodoro, no expressivo número de hospedagens e restaurantes, com o intuito de contribuir para a geração de emprego e renda no município e no estado. Sejam todos bem-vindos".

O III Workshop de Hospedagem e o IV Workshop de Gastronomia têm por objetivo ampliar o conhecimento dos estudantes e da comunidade interessada nas áreas do turismo, hospedagem e gastronomia. O evento foi criado em 2012, com foco central na gastronomia para atender aos estudantes do curso técnico integrado em Cozinha na modalidade Proeja. E, ao longo das edições anteriores, foi ampliando e agregando conhecimentos nas áreas de hospedagem e turismo.

Para o chefe do departamento de pesquisa e extensão, Adelmo Bastos, que também representou a diretora-geral do campus Marechal Deodoro e o pró-reitor de extensão do Ifal, "o workshop se consolida como um evento integrador entre a extensão e os pilares do ensino e da pesquisa, porque ele nasceu, em 2011, como uma ação da extensão. É um momento singular de troca de experiências e de aprendizado entre os profissionais que apresentaram oficinas, palestras, debates e os alunos. Sem dúvida, o apoio da professora Marília e de todos que fazem a gestão do campus e do Ifal fortalecem a dinâmica deste evento". Bastos, ainda, destacou o desempenho do campus Marechal no Enem 2014, "sejam bem-vindos a melhor escola pública do estado de Alagoas".

A pró-reitora de ensino substituta, Verônica Lopes, enalteceu o empenho da equipe organizadora e ressaltou a ousadia de se fazer um evento daquele porte em um momento de crise, "acredito numa escola viva que busca um currículo diferenciado, onde teoria e prática se interligam para formação de profissionais cada vez mais com diferenciais competitivos. Aproveitem o evento para trocar experiências, informações e serem felizes".

Em sua fala, o reitor substituto, Elton Barros, parabenizou a comissão organizadora, "vocês estão no caminho certo, eventos dessa natureza contribui para uma formação cada vez mais alinhada entre a teoria e a prática, além de oportunizar uma troca de conhecimentos entre os diversos campi aqui presente. E representam a contribuição do Ifal para o fomento de ideias inovadoras e empreendedoras nessas áreas. Destaco, ainda, a iniciativa do grupo de professores do curso do Proeja que originou o evento e, hoje, se consolida com um caráter intercampi".

21/10 - 19h - Local: Ifal campus Marechal Deodoro

Palestra - Empreendedorismo gastronômico em meios de hospedagem, com Socorro Santos.

Oficinas:

1 - Brasil no prato e no mundo Gourmet, com Leonardo Almeida;

2 - Bolo de rolo, com Bianca Gonçalves;

3 - Destinos Nacionais, com Ayrton Barros;

4 - Segredos da massa folhada, com Simone Muniz;

5 - Aproveitamento integral de alimentos, com Karla T. M. Gollner Reis.

22/10 - 19h - Local: Ifal campus Marechal Deodoro

Palestra 1 - Gestão Pública: Maceió como potencial turístico, com Cristiana Quirino;

Palestra 2 - Setor comercial hoteleiro, com Givanaldo Hipólito;

Oficinas:

1 - Frutas Alagoas, muito além do doce, com Antônio Mendes;

2 - Produção de doces de frutas em barra, com Marciana Lima;

3 - Churros de cuscuz e Tiramissu, com Felipe, Fernanda e Crislane;

4 - Introdução à alimentação infantil, com Keite Elen e Anderson Campos;

5 - Alimentação saudável, com Quitéria Gomes;

6 - Técnicas da cozinha japonesa, com Wagner Veras.

23/10 - 19h - Local: Ifal campus Marechal Deodoro

Mesa redonda: Resultados das pesquisas do PIBIC na Educação de Jovens e Adultos do campus Marechal, com Anderson Campos, Evla Ferro, Fátima Amorim e Socorro Santos.

registrado em: