Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Maceió inicia atividades para jovens do Pronatec

Campus Maceió inicia atividades para jovens do Pronatec

publicado: 09/12/2015 20h50, última modificação: 09/12/2015 20h51
Exibir carrossel de imagens Gabriela Rodrigues Programa Jovem Aprendiz contempla 185 estudantes dos 16 aos 24 anos.

Programa Jovem Aprendiz contempla 185 estudantes dos 16 aos 24 anos.

Estudantes do Instituto Federal de Alagoas – IFAL participaram na manhã desta quarta-feira (09) da aula inaugural do Programa de Acesso ao Ensino Técnico – PRONATEC / Jovem Aprendiz, que neste ano contempla 185 estudantes do Instituto, entre 16 e 24 anos, inscritos no programa que visa à geração de novas oportunidades para o mercado de trabalho. De acordo com a coordenadora adjunta do Pronatec no Campus Maceió, Professora Maria de Fátima Viana, o programa busca a inserção do jovem no mercado de trabalho, através de parcerias entre o Instituto, o governo federal e micro e pequenas empresas que oportunizam vagas aos jovens trabalhadores.

Os cursos ofertados no Instituto são de garçom, camareira, operador de supermercado, balconista de farmácia, mecânico de motocicletas e vendedor. A oferta de vagas para estudantes do Ifal também é resultante de parceria entre o Instituto, a Secretaria Municipal der Ação Social, Sistema Nacional de Emprego – SINE e os Centros de Referência em Assistência Social – CRAS, que buscam atuar em programas inclusivos.

Os cursos tem tempo médio de duração de dois anos, são ofertados no Campus Maceió nos horários da manhã (7:30hs às 11:30hs) e tarde (13:30hs às 17:30hs) e pode ser acumulado com a grade curricular dos alunos que já cursam o ensino médio na escola. O programa oferece fardamento, material didático, auxílio alimentação e transporte, bolsa estudantil e, ao final do curso, encaminha os jovens profissionais a vagas abertas pela interação entre empresas e escolas.

O Pronatec Jovem Aprendiz é um programa iniciado em 2014 pelo governo federal e incentiva a inserção profissional de adolescentes  e jovens adultos, oferecendo prioridade aos que vivem em situação de vulnerabilidade social e aos matriculados em escolas da rede pública. A oferta de vagas foi ampliada na seleção deste ano porque, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, as micro e pequenas empresas (que são 97% das empresas do Brasil) poderão contratar esses jovens com redução de custos, já que a certificação do jovem será custeada pelo programa e não mais pela empresa.

registrado em: ,