Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus devem enviar dados educacionais para o Educacenso até 12 de agosto

Câmpus devem enviar dados educacionais para o Educacenso até 12 de agosto

publicado: 23/07/2015 10h02, última modificação: 24/07/2015 08h09

Os câmpus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) têm o prazo até o dia 12  de agosto deste ano para enviar ao Ministério da Educação informações sobre o quantitativo de docentes, discentes, número de turmas ofertadas, cujos dados serão inseridos no sistema Educacenso. O alerta foi dado pela  Procuradoria Educacional do Ifal que destaca que  a coleta  dos dados teve início no dia  8 de junho deste ano e,  antes dessa data, os dirigentes das unidades de ensino receberam  orientações sobre  o preenchimento do formulário disponível no endereço eletrônico: http://www.educacenso.inep.gov.br/censobasico/#/.

Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.