Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Batalha recebe prêmio de melhor pôster do 8º Geonordeste

Campus Batalha recebe prêmio de melhor pôster do 8º Geonordeste

publicado: 23/10/2017 15h32, última modificação: 26/10/2017 07h49

O professor do Campus Batalha do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Matteus Freitas, recebeu na última sexta-feira, 20, a notícia de que a pesquisa Geoprocessamento como estratégia para alfabetização cartográfica na Educação Básica: aplicações na Bacia Leiteira de Alagoas, apresentado por ele, no Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (Geonordeste), obteve do evento o reconhecimento de melhor trabalho na categoria pôster.

Iniciado em maio deste ano, a iniciação científica conta com a participação de quatro alunos, são eles Hillary Ranny de Farias, Jackson Belo Pereira, José Wellington Lima e José Lucas Nunes, todos do curso de Agroindústria. Esse último é responsável pelo mapeamento do uso e cobertura do solo da comunidade de São Pedro, em Jaramatia, com suporte em geotecnologias.

“A proposta foi gerar um banco de dados para possibilitar outras etapas de mapeamento, como está sendo desenvolvido com a manipulação de imagem Landsat, para mapear o uso e a cobertura do solo na colônia de pescadores, em Jaramataia. Foram realizadas atividades de campo para validação dos dados triados em banco de dados governamentais em formato digital, em ambiente de SIG. Nessa etapa de Pibic o aluno está classificando a imagem com técnicas de Sensoriamento Remoto”, detalhou o docente.

O 8º Geonordeste foi realizado entre os dias 3 e 6 de outubro em Salvador, Bahia, e reuniu pesquisadores, professores, profissionais em geral e estudantes das áreas de Arquitetura, Biologia, Economia, de engenharias, Geografia, Geologia, Informática e áreas afins, com o intuito de fortalecer as discussões sobre a pluralidade de aplicações das geotecnologias em projetos envolvendo a gestão e o planejamento no meio urbano, rural e ambiental.

registrado em: , ,