Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Batalha recebe atleta renomado para roda de conversa sobre futebol e sociedade

publicado: 18/05/2018 18h49, última modificação: 18/05/2018 18h56

Um nome conhecido do futebol brasileiro entrou em campo, na unidade do Instituto Federal de Alagoas - Ifal em Batalha, para uma roda de conversa com alunos e profissionais da instituição. Marcos Adriano, que jogou em times como São Paulo, Santos e Flamengo, esteve no campus do sertão alagoano na última terça-feira (15) e falou sobre sua carreira no esporte e os desafios da vida de um atleta, em evento interdisciplinar organizado pelos docentes Karinne Coelho (Educação Física) e Cosme Rogério (Filosofia).

A trajetória de superação pessoal do ex-lateral esquerdo, as transformações geradas pela vivência esportiva, reflexões sobre o futebol no contexto social brasileiro, de épocas passadas aos tempos atuais, compuseram a pauta do dia. "O público se interessou muito por assuntos como a rotina de treinos, a participação nos campeonatos, como ele se sentia jogando em um lugar como o Estádio do Maracanã repleto de torcedores. Aproveitamos a oportunidade também para falar um pouco sobre a Copa do Mundo 2018 e a participação do Brasil nessa disputa", explicou a professora envolvida na organização.

Impossibilitados de participar da roda de conversa por motivos profissionais, os jogadores Daniel Costa, do CSA, e Audálio, do ASA, ambos times alagoanos, enviaram vídeos exclusivos para os participantes do evento, onde abordaram curiosidades da profissão. "O objetivo da iniciativa era promover um bate-papo com a juventude, com tema e linguagem que atraísse e permitisse discutir sobre os problemas do esporte, o poder da mídia, entre outros. Então nada melhor que trazer um atleta bicampeão mundial de Clubes e campeão da Copa Libertadores da América pelo São Paulo, para dar o pontapé inicial nos diálogos", afirmou Karinne Coelho.

Para Cosme Rogério, a atividade exercitou ainda a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e teve uma "dimensão generosa, ao acolher também o público externo". O docente definiu a ocasião como uma experiência marcante para a unidade acadêmica e para a comunidade da bacia leiteira presente.