Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Arapiraca apresenta pesquisa do convênio Petrobras em congresso internacional

Geral

publicado: 20/07/2015 14h41, última modificação: 22/07/2015 08h33

Uma pesquisa de autoria de seis alunos do 4º ano do curso de Eletroeletrônica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) localizado em Arapiraca foi apresentada no 10º Congresso Internacional de Bioenergia, em São Paulo. O evento aconteceu nos dias 15 e 16 de julho.

O trabalho intitulado “Biogás” é fruto da pesquisa fomentada pelo convênio do Ifal com a Petrobras e foi apresentado no evento pela discente Alícia Nascimento e pelo professor Valdir Ferreira. A pesquisa busca analisar e estabelecer o potencial energético da manipueira, resíduo da produção das casas de farinha, na região do agreste alagoano. Além disso, o aproveitamento desse resíduo traz benefícios ao meio ambiente, uma vez que tal substância é desprezada nos rios e veios de água, poluindo os mananciais da região.

O grupo é composto pelos alunos Alícia Nascimento, Gustavo Porto, Suellen Nunes, Letícia Albuquerque, Juliana Bulhões e Lucas Nunes, sob a orientação dos professores de Física e Química Leandro Costa Gomes e Valdir Ferreira.