Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campi Murici e Benedito Bentes são inaugurados em Brasília

Campi Murici e Benedito Bentes são inaugurados em Brasília

Ifal chega ao Benedito Bentes com Campus Avançado

por Zoroastro Neto publicado: 10/05/2016 11h15, última modificação: 10/05/2016 11h31

A manhã desta segunda-feira (09) foi singular para o Instituto Federal de Alagoas - Ifal: inauguração do Campus Murici, criação e autorização de funcionamento do Campus Avançado Benedito Bentes e alteração da denominação  da unidade Campus Avançado Viçosa para Campus Viçosa.

A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a presença da Presidenta Dilma Rousselff, do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Marcelo Bender Machado, de reitores e diretores das instituições da Rede Federal, entre eles o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira Costa, da diretora-geral do Campus Murici, Jocília Rodrigues, e de representantes de diversas instituições ligadas à educação e aos movimentos sociais.

No evento “Educação – Avanços e Conquistas” foram inaugurados, também, campi dos institutos federais do Acre (Ifac), Baiano (IF Baiano), de Brasília (IFB), Catarinense (IFC), do Ceará (IFCE), Farroupilha (IF Farroupilha), Goiano (IF Goiano), de Goiás (IFG), do Maranhão (IFMA), de Mato Grosso do Sul (IFMS), de Mato Grosso (IFMT), de Minas Gerais (IFMG), do Norte de Minas Gerais (IFNMG), do Paraná (IFPR), de Rondônia (Ifro), do Rio Grande do Sul (IFRS), de São Paulo (IFSP), Sul-rio-grandense (IFSul) e do Triângulo Mineiro (IFTM). Com isso, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica passa a ter 603 unidades no país.

Para o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, "o governo oficializa mais conquistas para Alagoas, através da Rede Federal, ao transformar o campus avançado Viçosa em Campus habilitá-o a ofertar cursos integrados e realizarmos mais concursos. Ainda mais, autorizar o funcionamento do Ifal no conjunto Benedito Bentes já como Campus Avançado é reconhecer o nosso papel enquanto instituição pública que oferta cursos profissionais e de graduação, de forma verticalizada, para àquela região carente e com demandas diversas. E inaugurar o Campus Murici é mais uma conquista da nossa gestão e do governo federal. O Ifal, agora, tem 16 campi, e somos a única instituição pública federal com o maior número de unidades nas macro regiões do estado. Do litoral ao sertão tem uma unidade do Ifal. E, agora, em Maceió, duas estruturas ofertando cursos técnicos, tecnológicos e de pós-graduação".

Na ocasião, o ministro Aloizio Mercadante apresentou o panorama da educação brasileira, apresentando os avanços nos últimos 13 anos. “Tivemos, certamente, os maiores avanços da história da educação brasileira com base no tripé acesso, permanência e qualidade”, disse. “Esses três princípios estão presentes em todas as políticas que nós implementamos”. Acesse a APRESENTAÇÃO do ministro.

Jocília Rodrigues, diretora-geral do Campus Murici, enalteceu o empenho do reitor, dos pró-reitores e de sua equipe para tornar realidade o campus, "sem dúvida, os jovens de Murici e da região circunvizinha tem no Ifal mais uma oportunidade de formação profissional. A expansão dos Institutos Federais é mais uma possibilidades para os jovens poderem ter maiores acessos à educação e se qualificarem dentro de sua localidade”.

Releia a matéria sobre a chegada do Ifal no Benedito Bentes clicando AQUI.

registrado em: ,