Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Camerata Jovem encerra celebração dos 3 anos do Campus Benedito Bentes

Camerata Jovem encerra celebração dos 3 anos do Campus Benedito Bentes

Atividades começaram na segunda-feira(25), prossseguiu com a Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão e foi encerrada em grande estilo com a apresentação musical

publicado: 28/11/2019 10h20, última modificação: 28/11/2019 13h43
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Alunos, servidores e a comunidade assistem à apresentação musical

Alunos, servidores e a comunidade assistem à apresentação musical

A sutileza dos violinos, cuja caixa produz um som que parece refrescar a alma. A harmonia dos violoncelos que suavizam os acordes musicais a cada ritmo diferente. O grave de fundo do contrabaixo e os agudos melodiosos dos instrumentos de sopro. Essa combinação de sonoridade proporcionou aos estudantes, servidores do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas, além da comunidade local, um encerramento de celebração dos 3 anos da unidade de ensino digno de agradar aos ouvidos, por intermédio da apresentação da Camerata Jovem do Campus Maceió, um projeto de extensão vinculado ao programa Artifal e que insere jovens no mundo da música de qualidade.

O concerto ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (27) no pátio do campus do Ifal na parte alta da cidade e finalizou  as comemorações que se iniciaram na segunda-feira (25) com palestra, realização da Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão e concurso fotográfico.

O maestro Almir Medeiros, professor do Campus Maceió, iniciou a apresentação musical explicando a utilização dos instrumentos. Segundo ele, camerata difere de uma orquestra por ser um grupo musical de pequeno porte que dá ênfase à música erudita e às canções populares. “Para ser inserido em uma camerata, um músico deve ter, no mínimo, dois anos de experiência com o instrumento a ser utilizado”, explicou.

O diretor-geral Alexandre Bonfim disse que  a celebração dos três anos da instituição merecia um momento, para ele, tão especial como a apresentação da Camerata Jovem do Campus Maceió para brindar, alunos, servidores e a comunidade que participavam daquele momento. “Sou um admirador da música clássica e da camerata e, por isso  fui insistente com o maestro Almir Medeiros em trazê-lo junto com seus alunos para encerrar esse momento tão precioso para o Campus Benedito Bentes”, ressaltou.

Camerata Jovem do Ifal  encantou o público formado por estudantes, servidores e comunidade do Campus Benedito Bentes (Foto: Gerônimo Vicente)

O repertório da Camerata Jovem consistiu de música popular brasileira como, por exemplo, Gente Humilde (Vinicius de Moraes/Garoto/Chico Buarque), uma canção do cantor e compositor baiano Elomar, Asa Branca (Luiz Gonzaga/ Humberto Teixeira), além de clássicos da música erudita internacional e interpretações atuais como  o sucesso All of me (John Legend) e uma das trilhas sonora do filme Piratas do Caribe.

O diretor-geral do Campus Maceió, Damião Augusto dos Santos participou da apresentação cultural e o maestro Almir Medeiros atribuiu à gestão dele, algumas parcerias que resultam na melhor acomodação e preparação da Camerata Jovem. Medeiros relatou os esforços empreendidos para atender  à solicitação do Campus Benedito Bentes devido a questões letivas e aos contatos com parceiros para constituição de um núcleo de cultura, no entanto se dispôs a repetir apresentação da Camerata na unidade de ensino.

“É necessário que esse trabalho seja estendido a todos os campi do Ifal até como incentivo aos alunos a se interessar por músicas de qualidade e que, hoje,  são esquecidas pelas emissoras de rádio e de TV em um país que possui uma riqueza musical apreciada no mundo inteiro”, declarou o maestro.

registrado em: