Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Caiite: Ifal leva para o Corredor da Inovação sistema hidropônico movido a energia solar

Geral

Premiado na última edição da Febrace, projeto é ideal para localidades remotas que apresentam solo com pouca fertilidade e escassez de água.

publicado: 18/06/2015 17h04, última modificação: 11/08/2016 10h37
Exibir carrossel de imagens Premiado na última edição da Febrace, sistema tem como objetivo otimizar a produção de alimentos.

O sistema hidropônico fotovoltaico, desenvolvido pelas estudantes do curso de Eletrônica do Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal),Vanessa Pontes da Silva, Joyce Barbosa, Jéssica de Oliveira e Dhandara Lucymilla, sob orientação do professor Alberto de Almeida, foi exposto nesta quinta-feira (18), no Corredor da Inovação do Caiite 2015.

Premiado na última edição da Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (Febrace) da Universidade de São Paulo (USP), o sistema tem como objetivo otimizar a produção de alimentos através do cultivo de hidroponia (técnica de cultivar plantas sem solo) e do uso da energia solar.

O estudo foi iniciado em 2013 e faz parte de um convênio entre o Ifal e a Petrobras. O projeto capta a energia solar para automatizar o sistema responsável por nutrir a planta.

A aluna Vanessa da Silva explicou que a inspiração para criar o equipamento foi transformar as situações adversas de regiões carentes de oportunidades. “Com esse sistema, comunidades que sofrem com a estiagem e solos inférteis poderão produzir uma grande variedade de alimentos, inclusive em escala comercial”, destacou.

O processo elaborado pelas estudantes proporciona um cultivo de baixo custo, com a utilização de garrafas PET’s recicladas e palha de arroz carbonizado como substrato, sem a necessidade do uso de terra. Ideal para localidades remotas que apresentam solo com pouca fertilidade e escassez de água. “A planta recebe tudo o que precisa e, em um círculo contínuo de aproveitamento, o líquido que a nutre retorna para o primeiro recipiente. Desse modo, nada se perde”, esclarece Joyce Barbosa.

"Entre as tantas vantagens desse tipo de cultivo, destacam-se o uso racional da água e a ausência de agrotóxicos, uma vez que a planta é regada pela raiz, e não por cima, o que reduz o surgimento de ambiente propício a pragas", explicam as estudantes.

Corredor da Inovação

Amanhã, sexta-feira (19), o público do Caiite vai poder conferir no estande do Ifal o projeto “Protótipo de um aplicativo de jogo da forca para pessoas com autismo”, de autoria da professora do Ifal Maceió, Mônica Ximenes, e dos estudantes Paulo Nery e Roberto Lima.

registrado em: ,