Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Caiite 2015: projeto do Ifal Maceió busca avaliar potencial eólico para gerar energia em edificações

Geral

Pesquisa foi exposta no Corredor da Inovação na abertura do Caiite 2015

publicado: 16/06/2015 18h16, última modificação: 16/06/2015 18h33
Exibir carrossel de imagens Professor Marcelo de Assis (de branco) e o estudante Ycaro Santos. Docente alerta que vivemos uma revolução do sistema elétrico e que é preciso encontrar outros meios para geração de energia.

Longos períodos de estiagem mais aumento do consumo de energia. Uma conta impossível de ficar positiva considerando que a principal matriz energética do Brasil é a hidráulica. A consequência: conta de energia mais cara. E os custos do atual sistema elétrico brasileiro podem aumentar. É o que alerta o professor e pesquisador da área de Eletrotécnica do Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Marcelo de Assis. “Vários aparelhos móveis e carros movidos a energia são realidades. E tudo isso exige o maior consumo”. Segundo o pesquisador, vivemos atualmente uma revolução do sistema elétrico em que a principal preocupação é encontrar meios de aproveitamento de energia.

Já utilizada em países como a Alemanha e a França, uma alternativa para se obter energia é o uso das correntes de ar geradas pelo atrito do vento com os edifícios. Desse encontro, corredores de ar são formados nas laterais e também na vertical das altas paredes das construções. “Quando passamos pelo Centro de Maceió, por exemplo, percebemos que algumas ruas são bem mais ventiladas que outras. Essa ventilação é que pode ser aproveitada”, diz.

Na abertura do Caiite 2015, na segunda-feira (15), Assis, em companhia do estudante do curso técnico integrado ao ensino médio em Eletrotécnica, Ycaro Santos, levou para o Corredor da Inovação o protótipo de um aparelho que tem como função avaliar o potencial eólico para microgeração de energia em edificações urbanas. “O aparelho deve ser colocado nas bordas dos edifícios para analisar se é, de fato, viável instalar um sistema que capte e utilize a energia produzida pelo vento ao entrar em contato com os prédios”, esclarece o pesquisador.

A geração de energia obtida com essa fonte não tem capacidade para suprir as demandas de uma cidade, explica Assis, mas pode contribuir para atenuar os altos gastos de condomínio residencial, por exemplo.

“Toda e qualquer possibilidade de aproveitamento de energia deve ser considerada, para segurança do sistema elétrico do país e também para a satisfação do consumidor”, conclui.

Sobre o Corredor da Inovação

Espaço consagrado no Caiite, o Corredor da Inovação é o local onde as instituições apresentam suas pesquisas e inovações para solução de problemas e melhoramento do que já existe.

No estande do Ifal, cada dia é exposto um projeto diferente. Os próprios pesquisadores, junto com os estudantes, repassam as informações numa conversa clara e agradável.

Não deixe de conferir.

O Caiite 2015 ocorre até o dia 20 de junho.

registrado em: ,