Notícias
Bolsistas Pibic e Pibiti podem concorrer ao Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) lançou a 13ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2015. A premiação é destinada aos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), com o objetivo de estimular os estudantes cujos relatórios finais se destacam pela relevância e qualidade, e as instituições que contribuíram para alcançar as metas do programa.
O resultado do prêmio será anunciado pelo CNPq até 27 de maio de 2016, no site www.destaqueict.cnpq.br. Na página também é possível obter informações complementares e o formulário de indicação.
As categorias Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica são apresentadas nas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes. Os vencedores vão receber R$ 7 mil em dinheiro, bolsas de mestrado, passagens aéreas e hospedagem para participar da próxima reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece em Porto Seguro (BA).
As coordenações do Pibic e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) das universidades e das instituições de pesquisa devem indicar, por e-mail, para concorrer à etapa nacional, até seis bolsistas de iniciação científica e tecnológica (três por categoria, sendo um por cada grande área do conhecimento) que apresentaram os melhores relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo nas jornadas, salões ou seminários realizados nas instituições de ensino e pesquisa no segundo semestre de 2014.
Na classe Mérito Institucional, podem concorrer os participantes do Pibic que tenham bolsistas inscritos na premiação. A instituição agraciada receberá um troféu.
Novidades
Para esta edição, o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica apresenta duas novidades. A primeira é que podem participar bolsistas que desenvolveram projetos no período compreendido entre 1º de agosto de 2014 e 31 de julho de 2015, independentemente da continuidade ou renovação da bolsa para o próximo período. A segunda é que o prazo para que os agraciados solicitem a bolsa de mestrado passou de 12 para 24 meses, contados a partir da cerimônia de premiação.
Fonte: CNPq.