Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bolsas do Pibid estão garantidas, diz MEC

Bolsas do Pibid estão garantidas, diz MEC

publicado: 03/03/2016 11h37, última modificação: 03/03/2016 11h39

As bolsas concedidas aos alunos envolvidos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de todo o país estão garantidas este ano, de acordo com anúncio do Ministério da Educação (MEC) feito em 1º de março, pelo secretário executivo do órgão, Luiz Cláudio Costa.

Essa informação vai de encontro ao Ofício Circular da CAPES nº 018/2015, de 15 de dezembro de 2015, que falava em “redução de no mínimo 50% do número de bolsas em 2016”. O Ofício Circular da CAPES nº 2/2016 informava que as bolsas de iniciação à docência que completam 24 meses em fevereiro não seriam prorrogadas, por motivo de limites na “dotação orçamentária disponível”, e que as cotas de bolsas finalizadas seriam suprimidas.

De acordo com nota emitida pelo Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Pibid (Forpibid), “dar continuidade ao Pibid significa valorizar a natureza do trabalho desenvolvido, aperfeiçoar e fortalecer a concepção de formação e modelo pedagógico baseado na relação entre teoria e prática e na forte articulação entre as IES e as escolas públicas”.

Uma nova reunião foi convocada para o dia 08 de março, quando deverá ser oficializado o grupo de trabalho composto por parlamentares, reitores, MEC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Forpibid, por meio do qual serão discutidas e propostas melhorias para o programa.

Acesse o comunicado da Forpibid

registrado em: ,