Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bibliotecários do Ifal marcam presença no 30º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação
conteúdo

Notícias

Bibliotecários do Ifal marcam presença no 30º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação

Servidores apresentaram dois trabalhos durante o evento
publicado: 12/12/2024 15h54, última modificação: 12/12/2024 18h38

Por Lais Marques, estagiária de Jornalismo*

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi representado por seus bibliotecários no último Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD), que aconteceu na capital pernambucana, no final de novembro. Dois trabalhos produzidos por eles foram apresentados para profissionais de todo o Brasil, incluindo o processo de implantação do Repositório Institucional do Ifal (Redifal).

De acordo com as bibliotecárias Franciane Monick Gomes de França e Nalva Maria Amaral, do Campus Maceió, o evento proporcionou a oportunidade para debater, conhecer, acompanhar as mudanças tecnológicas que impactam diretamente as bibliotecas, digitalização de acervos, a acessibilidade à informação e o uso de tecnologias emergentes nas práticas da gestão de informação no país. "Foi produtivo, pois conhecemos um pouco mais sobre as experiências dos colegas em suas bibliotecas e podemos pensar em como realizar alguns casos de sucesso nas bibliotecas do Sistema de Bibliotecas do Ifal (SiBi/Ifal)”, contou a bibliotecária Nalva Maria.

Além delas, também participaram os bibliotecários: Ana Caroline Silva Oliveira, do Campus Satuba; Cristina Maria da Silva Bastos, do Campus Batalha; Luciete Barbosa da Silva, do Campus Arapiraca; Robson Beatriz Souza, do Campus Rio Largo; Roselane Félix de Oliveira, do Campus São Miguel dos Campos; e Itajaci Meire Marques Machado do Campus Maceió.

Bibliotecários do Ifal participam de Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e DocumentaçãoDurante o evento, servidores do Ifal também compartilharam seus conhecimentos, por meio da apresentação de dois trabalhos, sendo eles: “Desafios e oportunidades na implementação de repositórios digitais para a ciência aberta”, elaborado pelos bibliotecários Luiza Glaciete, Robson Souza, Roselane Félix e Monick Gomes, no qual foi mencionado o processo de implantação do Repositório Institucional do Ifal (Redifal), e “Censura aos livros na Ditadura Militar brasileira: a atuação da pessoa bibliotecária na Biblioteca Nacional e os Códigos de Ética deontológicos”, de Monick Gomes, em que foram retratadas as ações de defesa às obras proibidas pelo Regime Militar, pelos bibliotecários da Biblioteca Nacional.

Bibliotecas do Ifal

As atividades e temas discutidos no congresso também atualizaram os bibliotecários do Ifal. “Fomos apresentados a alguns serviços que podem vir a ser sugeridos para aquisição pelo Ifal, como o JoVE, uma plataforma de vídeos educativos que ensinam através das imagens. Podemos contratar softwares de bibliotecas para solicitar uma apresentação visto que, em breve, com a aquisição do SUAP, precisaremos um nosso sistema para as bibliotecas do Ifal. Também tivemos a apresentação de equipamentos de acessibilidade, onde o Campus Maceió, por exemplo, está em processo de aquisição de alguns”, informou a bibliotecária. 

Bibliotecários em visita ao IFS

Na última sexta-feira, 6, os bibliotecários Ana Caroline, Monick Gomes, Edcleyton Fernandes e Robson Souza, fizeram uma visita técnica aos campi Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana, do Instituto Federal de Sergipe, a fim de analisar o mobiliário e a estrutura dessas unidades, para modernizar e padronizar as bibliotecas do Ifal.

E aos estudantes, Monick orienta que “cada biblioteca do SiBi/Ifal tem um espaço virtual, na página do seu campus, com informações mais detalhadas e link para acesso ao sistema acadêmico, onde a pesquisa ao que consta nos acervos de todas as bibliotecas é facultado a partir de qualquer equipamento com internet. Há também, no site do Ifal, a página do Sistema de Bibliotecas, onde indica quais bibliotecas fazem parte da rede, os responsáveis, os contatos e os links das páginas dos campi. As bibliotecas também possuem cada uma seu perfil no Instagram”, destacou a servidora.

Saiba mais sobre as bibliotecas do Ifal aqui!

*Sob a supervisão de Elaine Rodrigues, jornalista.