Notícias
Belém sedia 14º Congresso Pesquisa e Inovação do Norte e Nordeste
Connepi
O Instituto Federal do Pará (IFPA) recebe a partir, desta terça-feira (27), pesquisadoras/es, servidoras/es e estudantes da Rede Federal no 14º Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi). A comitiva do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) está presente com cerca de 70 pessoas, das quais 44 são estudantes.
A edição de 2024 conta com a presença de 18 Institutos Federais do Norte e Nordeste, mais de 1.000 trabalhos e 6.000 inscritos. O Connepi se propõe a ser um espaço de diálogo, troca de experiências e disseminação do conhecimento em diversas áreas, divididas em nove grandes temas que abrangem desde Ciências Exatas e da Terra até Linguística, Letras e Artes, passando por Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, entre outros. Nesta edição, o Connepi inova com o painel "Meninas nas Ciências”.
A reitora do IFPA e anfitriã do Connepi, Ana Paula Palheta, agradeceu a participação das/os pesquisadoras/es, servidoras/es e discentes presentes em um discurso musical e emocionado. Após cantar uma música típica, Ana Paula contextualizou a escolha do Pará como sede do Connepi.
“Não podemos esquecer o nosso passado recente. Passamos um momento em que o governo não validava a ciência. Quando aceitamos receber o Connepi, entendemos que este Congresso seria um movimento de resistência. A Rede Federal precisa ser um espaço para que as/os estudantes tenham acesso ao que é pesquisa e pesquisa de qualidade”, destacou a reitora. “Vamos superar os desafios e investir no momento em que possamos apresentar nossos resultados e as soluções que descobrirmos para a sociedade”, reforçou Ana Paula Palheta.
O reitor do Ifal, Carlos Guedes, esteve na solenidade de abertura e comentou do sentimento de felicidade em ver uma comitiva tão grande quanto a de Alagoas participar do Connepi. “O Connepi tem o papel fundamental de promover a tríade do conhecimento, além de ser um momento rico em oportunidades. Não há como não se motivar vendo a alegria das/os estudantes”, comentou o reitor do Ifal que também representou o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
O Ministério da Educação, se fez presente por meio da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Carla Jardim, diretora de Desenvolvimento da Rede, destacou a grandiosidade da edição de 2024 do Connepi.
“Como colega da Rede Federal, digo da minha emoção e alegria em presenciar esse momento de promoção da ciência em Rede. Um Congresso que reúne estudantes desde o ensino médio até a pós-graduação; um evento onde se apresenta de forma clara a relação de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou Carla.
A programação do evento segue até quinta-feira (29), com palestras, cursos e debates no campus Belém e no Hotel Sagres. Nesta quarta-feira (28), o dia será dedicado exclusivamente à apresentação dos trabalhos, por meio de pôsteres. Para acompanhar a programação oficial, clique aqui.