Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bacharelado em Administração Pública conquista renovação de reconhecimento pelo MEC

Portaria foi publicada no último dia 30 de agosto e já está em vigor

publicado: 23/09/2021 09h01, última modificação: 23/09/2021 15h50

Por Camilla Bibiano – estagiária de jornalismo

O curso de bacharelado em Administração Pública, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) na modalidade de ensino à distância (EaD), teve o seu reconhecimento renovado através da portaria nº 952 de 30 de agosto de 2021, decretada pelo Ministério da Educação (MEC). O feito, válido até o ciclo avaliativo seguinte, já está em vigor desde a publicação da portaria no Diário Oficial da União.

Com um número total de 200 vagas anuais para serem ofertadas, o curso atualmente é ofertado nos polos de Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema, São José da Laje e Piranhas. Para cada Polo, são ofertadas 50 vagas por ano.

Ao longo de sua história, a graduação já formou mais de 120 bacharéis em Administração Pública e concluiu recentemente o processo de autoavaliação do curso e autoavaliação institucional, no âmbito da Diretoria de Educação a Distância.

O objetivo da autoavaliação é analisar os aspectos exigidos pelo MEC para a qualidade de um curso superior, a partir da percepção da comunidade acadêmica. As informações obtidas contribuem para o planejamento e controle das ações desenvolvidas no curso, a fim de buscar aperfeiçoar a qualidade da oferta.

Para a Pró-Reitora de Ensino, Cledilma Costa, a novidade vem em uma boa hora para o instituto, que pode contribuir com a formação de mais estudantes também no formato à distância.CPA reconheceu com selos os avanços do curso na autoavaliação institucional e de curso.jpg

“Certamente a publicação da renovação de reconhecimento emitida automaticamente para o curso de Bacharelado em Administração Pública, na modalidade EaD, resulta do atendimento aos critérios estabelecidos pelo INEP/MEC para dispensa da necessidade de avaliação externa in loco e reflete o empenho da Equipe de Gestão, Estudantes, Professores, NDE [Núcleo Docente Estruturante], CPA [Comissão Própria de Avaliação], a coordenação do curso e demais servidores, demonstrando todo o potencial do curso e da educação a distância ofertada por meio do Instituto Federal de Alagoas”, comemora.

Sobre o processo de renovação e reconhecimento

Segundo o professor e coordenador do curso de Administração Pública, Dartagnan de Macedo, o reconhecimento é um processo que o MEC realiza na avaliação dos cursos de graduação para garantir a validade deles e do certificado do diploma expedidos por esses cursos, sendo uma condição necessária para validade nacional do diploma.

“Também, de algum modo, é um meio de controle de qualidade que o MEC faz das instituições e dos cursos ofertados por elas”, explica.

Esse reconhecimento é solicitado pela própria Instituição de Ensino quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária. A renovação desse reconhecimento pode ser solicitada ao final de cada ciclo avaliativo do Sinaes, junto à secretaria competente.