Notícias
Ifal Maceió leva tecnologias assistivas para Semana de Conscientização do Autismo
Softwares e aplicativos para crianças autistas desenvolvidos por pesquisadores do Ifal Campus Maceió serão expostos de 01 a 08 de abril no Parque Shopping Maceió, em evento alusivo à Semana Mundial do Autismo. De acordo com a professora e desenvolvedora de aplicativos e softwares Mônica Ximenes, o Ifal Maceió leva para para evento, que faz parte da programação mundial definida pela ONU, banners e demonstrações de uso de quatro novos aplicativos: ABC Autismo Animais e 123 Autismo (já disponíveis para download na App Store ou Play Store); ABC Autismo Frutas e ABC Autismo Transportes (que serão disponibilizados até o dia 02 de abril para download).
A exposição, que terá como tema "O mundo do autista é o nosso. Conhecer e Adaptar" tem o intuito de disseminar o conhecimento sobre autismo e apresentar as pesquisas e projetos de extensão resultantes de parceria entre o IFAL e a Associação de Amigos do Autista de Alagoas - AMA-AL, divulgando as pesquisas e ações que tratam do tema adaptação de materiais para uso no tratamento multidisciplinar da pessoa com autismo.
Os aplicativos são tecnologias assistivas adaptadas ao uso e à formação e crianças e jovens autistas. O tema da campanha mundial de conscientização do autismo neste ano, estabelecido pela ONU, é “Tecnologias assistivas, participação ativa”. O tema diz respeito ao uso das ferramentas tecnológicas não só para auxiliar o dia a dia das pessoas autistas, mas também para proporcionar voz aos autistas — às vezes, até mesmo literalmente, como para pessoas não verbais - que dependem de equipamentos para se comunicarem e, consequentemente, participar de forma mais efetiva da sociedade.
O texto de lançamento da campanha da ONU argumenta que “para muitas pessoas no espectro do autismo, o acesso a tecnologias assistenciais a preços acessíveis é um pré-requisito para poder exercer seus direitos humanos básicos e participar plenamente da vida de suas comunidades e, assim, contribuir para resultados. A tecnologia assistiva pode reduzir ou eliminar as barreiras à participação dos usuários, que passam a ter igualdade com os demais”.
Além da exposição dos aplicativos educacionais, a Semana de Conscientização será encerrada com palestra da professora Mônica Ximenes sobre o tema da Campanha. A entrada é franca.