Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal Maceió leva tecnologias assistivas para Semana de Conscientização do Autismo
conteúdo

Notícias

Ifal Maceió leva tecnologias assistivas para Semana de Conscientização do Autismo

publicado: 12/03/2019 13h03, última modificação: 19/03/2019 12h34

Softwares e aplicativos para crianças autistas desenvolvidos por pesquisadores do Ifal Campus Maceió serão expostos de 01 a 08 de abril no Parque Shopping Maceió, em evento alusivo à Semana Mundial do Autismo. De acordo com a professora e desenvolvedora de aplicativos e softwares Mônica Ximenes, o Ifal Maceió leva para para evento, que faz parte da programação mundial definida pela ONU,  banners e demonstrações de uso de quatro novos aplicativos: ABC Autismo Animais  e 123 Autismo (já disponíveis para download na App Store ou Play Store); ABC Autismo Frutas e ABC Autismo Transportes (que serão disponibilizados até o dia 02 de abril para download). 

A exposição, que terá como tema "O mundo do autista é o nosso. Conhecer e Adaptar" tem o  intuito de disseminar o conhecimento sobre autismo e apresentar as pesquisas e projetos de extensão resultantes de parceria entre o IFAL e a Associação de Amigos do Autista de Alagoas - AMA-AL, divulgando as pesquisas e ações que tratam do tema adaptação de materiais para uso no tratamento multidisciplinar da pessoa com autismo.

Os aplicativos são tecnologias assistivas adaptadas ao uso e à formação e crianças e jovens autistas. O tema da campanha mundial de conscientização do autismo neste ano, estabelecido pela ONU, é “Tecnologias assistivas, participação ativa”. O tema diz respeito ao uso das ferramentas tecnológicas não só para auxiliar o dia a dia das pessoas autistas, mas também para proporcionar voz aos autistas — às vezes, até mesmo literalmente, como para pessoas não verbais - que dependem de equipamentos para se comunicarem e, consequentemente, participar de forma mais efetiva da sociedade.

texto de lançamento da campanha da ONU argumenta que “para muitas pessoas no espectro do autismo, o acesso a tecnologias assistenciais a preços acessíveis é um pré-requisito para poder exercer seus direitos humanos básicos e participar plenamente da vida de suas comunidades e, assim, contribuir para resultados. A tecnologia assistiva pode reduzir ou eliminar as barreiras à participação dos usuários, que passam a ter igualdade com os demais”.

Além da exposição dos aplicativos educacionais, a Semana de Conscientização será encerrada com palestra da professora Mônica Ximenes sobre o tema da Campanha.  A entrada é franca.

registrado em: ,