Notícias
Aula inaugural marca início do curso "Eletricista de Energias Renováveis" em Palmeira dos Índios
De olho no futuro e em uma oportunidade no mercado de trabalho, jovens de idades diversas deram início ao curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, na última terça-feira (31/05), no Campus Palmeira dos Índios do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Ao todo, duas turmas de 36 alunos cada, uma à tarde e outra à noite, começaram suas aulas na capacitação inovadora e antenada aos desafios contemporâneos do desenvolvimento sustentável.
O curso terá duração de três meses e uma carga horária mínima de 200 horas e faz parte do Programa Qualifica Mais Energif, desenvolvido em todo o país pelo Ministério da Educação em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Em Palmeira dos Índios, o Ifal irá ofertar ao todo 5 turmas de 36 alunos até o fim do ano.
Residente no Povoado Bonifácio, zona rural de Palmeira dos Índios, o estudante Francisco Tavares, 31 anos, vê no curso a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho ao fim da formação. O discente é egresso do Ifal no curso Técnico em Segurança do Trabalho e atualmente está em fase final de uma graduação em Matemática. Para ele, o curso é a chance de dar seguimento à sua formação e ir ajustando seus interesses com as oportunidades presentes na sua região.
“Até mesmo no meu povoado, que é na zona rural de Palmeira, já tem placas de energia solar instaladas numa empresa. Tenho certeza de que o curso vai abrir muitas portas para mim no futuro”, disse Francisco Tavares.
Maria Andressa Silva dos Santos, 20 anos, também vê o curso a possibilidade de encontrar novas chances de formação e de realização profissional. “É uma área que está crescendo muito, tanto aqui na cidade como em todo o país. Penso nesse curso como uma oportunidade de trabalho mais na frente”, destacou a discente, que é egressa do Ifal no Técnico em Eletrotécnica do Ifal e atualmente cursa o subsequente em Segurança do Trabalho.
Presente ao pontapé inicial da capacitação, o reitor do Ifal, professor Carlos Guedes, chamou a atenção para a relevância crescente que a área de energias renováveis vem conquistando em todo o país. Na ocasião, o reitor apresentou dados que demonstram o potencial de geração de emprego, renda e oportunidades do setor.
Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, a energia produzida por meio de placas fotovoltaicas aumentou em mais de 330% de 2014 até os dias de hoje. A estimativa do Ministério é de que em 2031, a energia produzida por meio dos raios do sol seja responsável por 17% da matriz energética brasileira. Atualmente esse número corresponde a 7,7% da eletricidade gerada o país.
“Haja o que houver, não desistam. Esse é o futuro”, ressaltou o gestor máximo do Instituto. “Será muito bom ver vocês, daqui a alguns anos, trabalhando na área, com seus empregos ou negócios próprios”, enfatizou o professor Carlos Guedes.
Durante a solenidade, estudantes, docentes e comunidade do Campus Palmeira dos Índios participaram de uma palestra sobre a realidade atual do sistema fotovoltaico no Brasil, ministrada pelo professor José Arnóbio de Araújo Júnior.
Estiveram presentes na Aula Inaugural, professores, técnicos-administrativos, gestores do Campus Palmeira dos Índios e da Administração do Ifal.
Congresso Brasileiro de Energia Solar
Entre os dias 23 e 28 de maio, o professor Márcio Azevedo, coordenador do Programa Energif no Campus Palmeira dos Índios, participou do IX Congresso Brasileiro de Energia Solar (CBENS) e do II Workshop do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os eventos foram realizados em Florianópolis, Santa Catarina.
“O objetivo é adquirir conhecimentos sobre as atualidades do mercado de energia solar no Brasil, como também de estreitar os laços com o Programa, participando do planejamento e estratégias para um melhor desenvolvimento das ações em energia solar fotovoltaica”, relatou o professor Márcio Azevedo.
De acordo com o docente, o evento foi encerrado com uma visita a um laboratório fotovoltaico e à inauguração de uma usina de 100 KWP do grupo China Three Gorges Corporation (CTG Brasil).
Qualifica Mais Energif
O Qualifica Mais Energif é uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis com carga-horária mínima de 200h.
A iniciativa atende aos objetivos do Programa Energif, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como a ampliação da oferta de cursos por suas unidades. Entre suas vertentes de apoio constam a aquisição de equipamentos de infraestrutura para geração de energia elétrica por fontes renováveis e a implementação de cursos para formação de profissionais na área.