Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Auditora do Ifal participa de congresso em Manaus

Auditora do Ifal participa de congresso em Manaus

Na Ufam, Marília Matsumoto foi recebida pelo auditor interno, Azenilton Melo, e pelo reitor Sylvio Puga. O evento contou com a presença da presidente do FNDE, Fernanda Pacabahyba
publicado: 13/08/2024 19h11, última modificação: 13/08/2024 19h13
Assessoria Ufam

Por Lais Marques, estagiária de Jornalismo*

A auditora-chefe do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e presidente da União Nacional dos Auditores do Ministério da Educação (Unamec), Marília Matsumoto, participou do 5º Congresso Brasileiro de Auditoria e Controle Interno (Cobaci). O evento anual foi sediado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), nos dias 7 a 9 de agosto, e teve como pauta “Políticas Públicas: Entender para Avaliar, Entender para Transformar”.

A Cobaci 2024, realizada pela Unamec, contou com palestras, workshops e painéis, sendo o primeiro debate mediado por Marília Matsumoto. Para a auditora, a análise das políticas públicas pelo ponto de vista da avaliação é a vocação dos auditores e controladores. Ela destacou também que a Unamec teve a oportunidade de reunir profissionais e gestores do Brasil para conhecer as diversas realidades existentes, seus desafios e, diante das informações adquiridas, puderam dialogar sobre possíveis soluções.

Na Ufam, Marília Matsumoto foi recebida pelo auditor interno, Azenilton Melo, e pelo reitor Sylvio Puga. O evento contou com a presença da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacabahyba, além de gestores, auditores e servidores atuantes no tema governança pública, unindo auditorias vinculadas ao Ministério da Educação e auditorias internas do Executivo Federal, para que pudessem trocar e expandir conhecimentos.

O Cobaci é realizado anualmente e, em 2023, o Ifal sediou a 4ª edição do congresso, no Campus Maceió. Durante o encontro, os diálogos tiveram como tema: “Auditores como propulsores de ESG”.

*Sob a supervisão de Elaine Rodrigues, jornalista.