Notícias
Atividades da Corregedoria do Ifal são destaque em Encontro Nacional de Unidades Correcionais
Instituição participou de painel de boas experiências entre instituições federais de ensino
O Corregedor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Mauro Henrique Neves, foi um dos painelistas do Encontro Nacional de Unidades Correcionais, promovido pela Corregedoria-Geral da União (CRG), nos dias 29 e 30 de novembro e 1° de dezembro, em João Pessoa/PB. Juntamente com os corregedores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Elias Jacob de Menezes, do Ministério da Educação (MEC), Rodrigo Abijaodi, eles apresentaram o painel "Boas experiências de Instituições Federais de Ensino Superior na área correcional".
Mauro Henrique levou para a capital paraibana os avanços do Ifal na seara correcional, demonstrando o processo de reestruturação, fortalecimento e consolidação da Unidade, destacando as conquistas e aprimoramentos realizados até então.
“Elencamos o contexto de criação da Corregedoria, abordando as providências tomadas quando do início da gestão na Unidade, o que contou com a realização de diagnóstico e a elaboração de planejamento estratégico do setor. Nesse aspecto, identificando a cronologia dos avanços na Corregedoria, conforme apresentação encaminhada, demonstramos o ponto de partida inicial, que contava com diversos desafios operacionais, a exemplo do alto número de demandas pendentes de tratamento no setor; alto índice de nulidades e baixa efetividade dos procedimentos disciplinares instaurados; inexistência de controles dos processos correcionais; e a pendência de atualização dos sistemas correcionais; até chegarmos a nossa realidade atual, com procedimentos e rotinas padronizadas; atividades reguladas em portaria normativa [Portaria. nº 1.986, de 02 de julho de 2021]”, detalhou.
O servidor lembra que também foi destacado a importância de participação e adesão ao Modelo de Maturidade Correcional (CRG-MM), modelo de avaliação criado pela Corregedoria-Geral da União, que ilustra os estágios de desenvolvimento da organização e identifica os fundamentos para uma atividade correcional efetiva no setor público.
“Há de se ressaltar ainda o destaque alcançado pela Corregedoria do Ifal, através da socialização do seu Relatório de Gestão Correcional, o qual tem sido utilizado como modelo de referência nas apresentações da Corregedoria-Geral da União junto às unidades de correição que compõem o Siscor [Sistema de Correição do Poder Executivo Federal]”, observou.
Sobre o evento
Idealizado e organizado pela Corregedoria-Geral da União-CRG, enquanto órgão central do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, o Encontro Nacional de Unidades Correcionais reúne unidades correcionais de toda a Administração Direta e Indireta da União e dos demais entes federativos (Estados, Municípios e DF), abordando temas relevantes e atuais relacionados à área, com apresentação de boas práticas, promovendo maior integração entre as unidades.
“O Ifal participar do evento, apresentando o painel de boas experiências nas instituições de ensino, marca o reconhecimento do salto de qualidade dos trabalhos desenvolvidos na Corregedoria, que passou a ser referência em muitos aspectos, em âmbito nacional, com destaque especial para os nossos relatórios de gestão correcional, apresentados pela CRG como modelo junto às unidades que compõem o Siscor”, pontuou Mauro.