Notícias
Assistentes de alunos tomam posse nos campi Penedo e São Miguel do Campos
Empossadas fizeram concurso de 2016
Tomaram posse no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), nesta quinta-feira (22), duas novas assistentes de alunos. Anne Karoline Gomes Ataíde e Yasmin de Lima Holanda irão trabalhar nas unidades São Miguel dos Campus e Penedo, respectivamente. Elas haviam sido aprovadas em concurso realizado em 2016 e foram nomeadas após prorrogação da validade do pleito, devido à pandemia do Covid-19.
No Gabinete da Reitoria, além de representantes de toda a gestão do Ifal, compareceram à cerimônia de posse os diretores das duas unidades, Felipe Thiago, do Campus Penedo, e Talita Morais, de São Miguel.
“Eu estava lembrando que completei 11 anos de serviço. O quanto fiquei surpreso. Naquele momento, eu não sabia a dimensão que uma escola técnica tinha. Ao longo dos anos, a gente se depara com algumas situações, como a oferta de 70% para alunos de escolas públicas, hoje adotada pelo Ifal. É uma realidade que podemos experienciar como a educação pode transformar a vida das pessoas. Uma de nossas alunas, por exemplo, vendia feijão em frente da escola, com a família. Com o tempo, conseguimos um estágio não remunerado para ela e hoje ela acaba de ser contratada por uma das maiores usinas da região, mostrando a importância do nosso papel na transformação da vida das pessoas”, comentou Felipe.
A assistente de alunos do Campus São Miguel disse que já acompanhava de perto essa realidade, já que seu esposo, Walker Araújo, é professor do Campus Marechal Deodoro.
“Eu vejo no Ifal um local em que meu marido vive empenhado, em que temos que nos empenhar. Eu também me formei em escola pública e queria que meus filhos, ao entrarem no ensino médio, estudassem aqui. Eu quero que o Ifal continue a ser o que é o que eu possa colaborar para que a instituição ainda melhore”, pontuou Anne.
O reitor Carlos Guedes reforçou que ao longo de suas trajetórias, as profissionais irão presenciar a transformação das vidas das pessoas, como ocorreu com parte da própria equipe de gestão.
“Hoje temos como pró-reitores pessoas que são egressos da instituição, como Eunice Palmeira, na PRPPI [Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação]; Heverton Andrade, na Proad [Pró-reitoria de Administração] e Edja Laurindo, no PRDI [Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional], todos eles formam, hoje, talvez a melhor equipe que já tivemos desde a existência do Ifal, e vêm contribuindo para a transformação da vida dos nossos alunos, como aconteceu com as deles”.
A pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, contextualizou o momento político em que as servidoras entram no Ifal. “Empossar servidores públicos está se tornando uma raridade, nesse contexto em que o serviço público não é uma prioridade. Por isso a nossa alegria se torna ainda maior. A chegada de novas servidoras que têm formação para além da que exigimos no edital também é de muita importância para a instituição. Com isso, elas podem contribuir ainda mais para a oferta de uma educação gratuita, pública e referencialmente qualificada”, pontuou.