Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assédio moral é tema de campanha de Comissão de ética no Ifal
conteúdo

Notícias

Assédio moral é tema de campanha de Comissão de ética no Ifal

Ações semanais visam sensibilizar comunidade para humanização dos serviços públicos
por Jhonathan Pino publicado: 01/11/2024 11h46, última modificação: 04/11/2024 14h51

A Comissão de Ética do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) lançou nesta quinta-feira (31) o segundo vídeo da campanha institucional “Ética no Serviço Público: humanizar é preciso”. Desta vez, “O assédio moral” foi a temática escolhida pelos membros para a sensibilização da comunidade acadêmica para questões voltadas ao exercício do serviço público.

“O assédio moral no ambiente de trabalho expõe as pessoas a situações de humilhação, constrangimento, intimidação, agressividade e menosprezo, causando-lhes sofrimento psíquico ou físico”, narra Adriana Quixabeira, secretária-executiva da comissão, ao longo do vídeo.

A campanha teve início com uma publicação voltada a Relações Interpessoais e tem prosseguimento até o dia 4 de dezembro, com vídeos semanais abordando temáticas como Assédio Sexual; a Lei nº 8112/90; Procedimentos Éticos e Correcionais, além de Ética e Integridade.

Após publicados no Canal do Ifal no Youtube, os vídeos são enviados para os servidores do Ifal, por email, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP).

“A intenção da campanha é educar e prevenir, mantendo a saúde dos servidores, na promoção do respeito e do bem-estar das pessoas, trazendo a melhoria para o seu ambiente de trabalho”, lembra Paulete Constantino, membro titular da comissão.

Atividades preventivas

Composta por meio de portaria em 1º de julho de 2024, a atual composição da Comissão de Ética do Ifal vem elaborando iniciativas que buscam prevenir diferentes tipos de violência ou fontes de mal-estar entre os servidores na instituição.

A Comissão foi integrada à programação da Formação Inicial dos servidores do Ifal e também compõe o grupo de trabalho responsável pela elaboração do Plano de combate ao Assédio e a Discriminação da instituição, e em conjunto com a Secretaria de Governança, Integridade, Riscos e Controles e de outros representantes de segmentos da entidade.

“Hoje há uma preocupação governamental com o comportamento dos servidores e de sua atuação em todas as suas frentes. É uma missão importantíssima a questão da educação preventiva. O comportamento só muda, só altera, se as pessoas perceberem que têm suporte institucional. A Comissão de Ética pode e deve estimular o comportamento ético”, reforça Adriana.

No entanto, a atual presidente da comissão, Lucielma Semião, lembra que a dificuldade de conciliação de atividades e o tempo escasso dos membros faz com que as atividades sejam limitadas. Por isso, eles buscam o apoio de representantes locais nas unidades, para a realização de atividades em todos os campi. Isso é possível por meio de um edital de seleção contínua dos servidores.

“Alguns campi ainda não possuem representantes locais. Eles são estratégicos para a parte educativa, por isso acho muito importante destacar que se enfatize que eles podem se inscrever a qualquer momento”, reforçou.

Contatos, documentos, guias de Boas práticas e outras informações estão disponíveis na página de Comissão de Ética do Ifal.