Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa do Ifal Piranhas sobre irrigação de feijão ganha espaço em revista de alcance nacional
conteúdo

Notícias

Pesquisa do Ifal Piranhas sobre irrigação de feijão ganha espaço em revista de alcance nacional

Artigo científico recebeu o aceite da publicação nesta semana

publicado: 28/08/2019 18h41, última modificação: 02/09/2019 10h27
Exibir carrossel de imagens Docente e estudantes envolvidos na iniciativa comemoraram a repercussão dos resultados obtidos

Docente e estudantes envolvidos na iniciativa comemoraram a repercussão dos resultados obtidos

Do Laboratório de Irrigação do Campus Piranhas para as páginas da Revista Brasileira de Agrotecnologia (Rebagro). Foi essa a trajetória percorrida pela pesquisa sobre uso econômico da água para o cultivo do feijão-caupi, também conhecido como feijão-de-corda, desenvolvida pelo professor Samuel Silva e as bolsistas Carla Sabrina, Amanda Cibele, Edmaíris Rodrigues e o bolsista Jonatas Emanuel. O trabalho virou artigo científico e foi aceito para a publicação no periódico de alcance nacional nesta segunda-feira, 26. 

O foco da investigação foi descobrir como otimizar a irrigação do feijão-caupi na região sertaneja de Alagoas. Para isso, os integrantes da pesquisa escolheram uma variedade crioula tipo fradinho, comumente cultivada pelos agricultores locais. Os experimentos, ocorridos entre fevereiro e maio de 2018, utilizaram cinco lâminas de irrigação por gotejamento até determinar o nível mais econômico de água em relação à produtividade de grãos. 

As conclusões a que a equipe chegou estão disponíveis no formato eletrônico da revista científica Rebagro. Acesse o artigo completo aqui. 

registrado em: