Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arapiraca, Santana e São Miguel são vencedores em evento de Marketing Digital

Arapiraca, Santana e São Miguel são vencedores em evento de Marketing Digital

publicado: 05/06/2018 12h04, última modificação: 07/06/2018 14h47

Alunos dos campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Arapiraca, Santana do Ipanema e São Miguel dos Campos obtiveram reconhecimento e alcançaram posições de destaque no evento Trakto Marketing Show, focado em marketing digital e vendas e realizado no período de 31 de maio a 2 de junho, em Maceió.

O desafio "Empreender Grande desde pequeno" teve o projeto "Sensor Smart", do campus Arapiraca, como vencedor da competição. A ideia foi conhecida por grandes profissionais da área e levou a melhor no desafio com outros três empreendimentos criados por jovens.

O ‘Sensor Smart’ foi criado pelos alunos Arthur Brito Ribeiro, Eduardo Roger Melo Mendonça, Manuel Eduardo Nascimento Antunes e Janderson dos Santos Melo, sob a orientação do professor Fernando Tenório. A turma é do primeiro ano do curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio e teve a ideia de ajudar pequenos agricultores rurais com um sensor de umidade.

“Ele usa a condutividade elétrica do solo para converter em umidade. Então, o sensor consegue ligar ou desligar o sistema de irrigação”, explicou Arthur Ribeiro, que vai representar a equipe no evento. Arthur vai ter três minutos para explicar como o sistema funciona e convencer o público sobre a viabilidade e os benefícios do projeto.

De acordo com o professor Fernando Tenório, o ‘Sensor Smart’ foi pensado com o objetivo de reduzir custos e garantir a sustentabilidade dos recursos utilizados. “Quando a gente tem umidade no solo, tem conectividade no solo, então o sensor vai detectar uma certa voltagem ali. Diante disso, os alunos utilizaram os conhecimentos das aulas de Informática para desenvolver um software que interpreta os dados para ligar ou desligar o sistema de irrigação. E o melhor, é um negócio de baixo custo e se adapta a qualquer sistema de irrigação”, garantiu o professor.

Desafio "Boas ideias não têm idade"

Já Santana do Ipanema ficou com o 1º lugar no desafio "Boas ideias não têm idade" e discentes do campus São Miguel dos Campus conquistaram a 3ª colocação na competição. O projeto de autoria sertaneja "Efficient Water" traz novas perspectivas para a melhor produtividade agrícola em regiões de clima semiárido. Ingrid Pereira, Ericka Cristina e Rafael Prudente concorreram com iniciativas de escolas dos municípios de Arapiraca e Messias, além de projeto do Ifal São Miguel dos Campos. O anúncio da ideia campeã aconteceu na última sexta-feira (31), no dia que abriu o evento. Após uma apresentação que chamou a atenção de grandes empresários do país, o "Efficient Water" desbancou os concorrentes e ficou com o primeiro lugar.

A conquista coroa a união dos cursos técnicos em Agropecuária e Administração, premiando a opção do Ifal Santana em diversificar sua oferta educacional na região. "É gratificante notar que a conquista dos alunos, que vem de cursos diferentes, sinaliza com a feliz escolha da equipe em incrementar nosso roll educacional com o curso técnico em Administração. Isso nos fortalece a seguir lutando pela implantação do curso superior e da verticalização do ensino", destacou Gilberto Gouveia Neto, diretor do Campus.

Os estudantes receberam uma premiação de R$ 5 mil e uma passagem de ida à cidade de São Paulo, onde terão a oportunidade de conhecer empresas como Google e Facebook, agora em agosto. O dinheiro servirá para fortalecer a ideia, que tem empolgado Ingrid Pereira: "Estamos ansiosos pela ida à São Paulo e pelo desenvolvimento do projeto. No evento já fomos procurados por grandes empresários que demonstram interesse em tirá-lo do papel e levá-lo ao mercado", destacou a aluna, ovacionada pelo público presente em sua apresentação.

Já de São Miguel dos Campos, o projeto que ficou em 3º lugar é intitulado "Petrobio - biopetroleo a partir do esgoto (lodo)", desenvolvido pelos alunos Clécio Soares, Steffane da Silva , Wanessa Lima e Leon Vieira. A Estação Petrobio surgiu no Ifal São Miguel dos Campos com as alunas Carolayne Artemísia, Aline Ramos, Amanda Mirely e Laís Samara, ainda em 2017. Sua ideia central envolve a produção de biopetróleo a partir de esgoto doméstico com a ajuda de um reator.

Apesar de estar em fase embrionária, o projeto tem se destacado em diversos eventos como: no AVANT IF, realizado de 26 a 28 de maio de 2017, no campus Santana do Ipanema, onde ficou com o segundo lugar na modalidade tradicional; na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia – FENECIT, que ocorreu de 19 a 23 de setembro de 2017, em Recife-PE, onde conquistou o 4º lugar e ganhou credenciais para participar da XI Feira de Ciencias Y Tecnología – Colegio Girasoles, no Paraguai e, por fim, no III MOCITEPIAL, no qual galgou o 3º lugar e com ele credenciais para participar do Encuentro Internacional de Ciencias Tecnilogia Y Inovacion, no México, bem como no MOCINN, no estado do Pará.