Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aprendizado e distância: oportunidade de intercâmbio promove troca de conhecimento através da internacionalização
conteúdo

Notícias

Aprendizado e distância: oportunidade de intercâmbio promove troca de conhecimento através da internacionalização

Adenilma Menezes e Levy Almeida, dos cursos de Engenharia Civil e Turismo, embarcam em intercâmbio em Portugal; a oportunidade se deu por Edital da PRPPI
publicado: 19/02/2024 12h41, última modificação: 20/02/2024 11h58

Por Isabelle Guedes, estagiária de Jornalismo*

O primeiro semestre de 2024 vai ser de experiência internacional para dois estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal): Adenilma Menezes, estudante de Engenharia Civil do campus Palmeira dos Índios e Levy Almeida, aluno de Turismo, do campus Maceió. Eles foram os selecionados para a oportunidade de intercâmbio em Portugal, por meio do Edital nº 28, que concedeu auxílio mobilidade para alunos realizarem a internacionalização no país, com despesas de visto, passagens e acomodação.  

 O estudante Levy César, ainda em processo de resolução da documentação, deverá embarcar para o país em breve, para cursar Turismo e Lazer no país lusitano. Já Adenilma chegou no Instituto Politécnico da Guarda (IPG) em Portugal, na última quinta-feira (15/02), onde deverá passar seis meses estudando disciplinas do seu curso de origem no Ifal, Engenharia Civil.Adenilma Menezes inicia um período de seis meses em terras lusitanas.jpg

A estudante detalha que as matérias foram escolhidas com base na possibilidade de aproveitamento do curso, para o seu retorno ao Ifal. Para isso, ela realizou o preenchimento de um plano de estudos, que foi aprovado pela coordenação do curso de Engenharia Civil de Palmeira dos Índios e da instituição hospedeira. 

Participante de pesquisas realizadas no Ifal, desde o ensino médio, quando cursava Edificações, Adenilma foi encorajada pelo orientador do Programa de Iniciação Científica (Pibic), a participar do intercâmbio, após perceber que preenchia os requisitos do edital. Para a estudante, a oportunidade tem sido uma novidade em vários aspectos. ‘’É a primeira vez que faço uma viagem internacional e a primeira vez que viajo sozinha, está sendo um grande desafio’’, contou.  

Internacionalização institucional

A ação faz parte do trabalho desenvolvido na Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), por meio da coordenação de Relações Internacionais (CRI), que visa contribuir e fortalecer a internacionalização institucional.

Em 2023, dois estudantes do Ifal viajaram para participar de intercâmbio internacional com fomento externo, Ives Quandt Luz, estudante de Engenharia Civil do campus Palmeira, que viajou para os Estados Unidos por meio do programa Study of the U.S. Institute (SUSIs) for Student Leaders. O estudante João Thomaz Braga, do curso integrado de Administração do campus Santana do Ipanema, foi o segundo aluno selecionado, ao ser contemplado com uma semana de estudos no Japão, através do programa Sakura Science High School Program.Assessora da PRPPI, Angela Fatima, recebeu a aluna em Portugal.jpg

Não só exportando estudantes, o Ifal também tem recebido alunos estrangeiros como parte do processo de internacionalização. Em setembro de 2023, o Ifal recebeu as estudantes Olivia McClelland, dos Estados Unidos, e Angelica Miniotti, da Itália. O intercâmbio das jovens foi realizado pelo AFS Intercultura.

Olivia estudou três meses no curso Integrado de Agropecuária em Santana do Ipanema, mudou para uma escola particular em Arapiraca e no mês de março retornará para o Ifal para as aulas no campus Satuba, no curso Médio/Integrado de Agropecuária. O campus Maceió recebeu a estudante italiana Angélica, que estudou durante três meses o curso de Desenvolvimento de Sistemas.

Segundo Selma Bezerra, coordenadora de Relações Internacionais da PRPPI do Ifal, o instituto vem buscando efetivar mais acordos entre mais instituições internacionais, a fim de promover o enriquecimento acadêmico para os alunos.

‘’Gostaríamos de externar nossa alegria em participar do processo de internacionalização e de ver nossos estudantes viajando com o auxílio mobilidade da nossa instituição. A coordenação vem trabalhando arduamente para proporcionar mais ações, daremos nosso melhor para que todos os estudantes possam conhecer e concorrer às futuras oportunidades’’, compartilhou. 

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista