Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aplicativo Doe+, desenvolvido no Ifal Maceió, já está disponível para baixar

Aplicativo Doe+, desenvolvido no Ifal Maceió, já está disponível para baixar

Tecnologia móvel foi lançada nesta segunda-feira (19) e irá sistematizar a doação de sangue no Hemoal.

publicado: 19/10/2015 12h40, última modificação: 11/08/2016 10h28
Exibir carrossel de imagens Página inicial do aplicativo. O app esta disponível para baixar na Google Play Store.

O nome mudou, mas a tecnologia desenvolvida com o objetivo de salvar vidas é a mesma. O aplicativo Doe+ (chamado inicialmente de +Sangue), desenvolvido pelo professor do Campus Maceió, Marcílio Ferreira, com o apoio dos estudantes do curso de Sistemas de Informação, Nywton Barros e Ernande Júnior, foi lançado na manhã desta segunda-feira (19), durante a abertura da 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Com o programa desenvolvido no Ifal, a partir de agora, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) conta com uma importante ferramenta para aumentar o número de doadores. Pelo app, será possível agendar o melhor dia e horário para doar, além de acompanhar o estoque do hemocentro. O aplicativo já está disponível e pode ser baixado na plataforma Android.

Esse aplicativo é o resultado do investimento do Ifal em tecnologia, com o apoio de importantes parcerias com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Hemoal e a Secretaria de Saúde de Alagoas. Muitos alunos passaram por esse projeto até chegar ao que apresentamos hoje e, através dele, proporcionamos conhecimento aos alunos e um retorno direto para a sociedade”, declarou Marcílio Ferreira.

Segundo o professor, neste primeiro momento, o foco é no agendamento de doação para captar doadores regulares e assim aumentar o estoque. A próxima etapa, será integrar os dados com o sistema DataSUS do Ministério da Saúde.

O aplicativo vem sendo desenvolvido desde 2013 e foi criado pelo Grupo de Pesquisa em Sistemas de Informação e Engenharia de Software (GPSIE). Os dados disponibilizados estão sincronizados com as informações do Hemoal.

O diretor de Políticas Estudantis do Ifal, Elton Barros, representando o reitor Sérgio Teixeira, destacou os investimentos do instituto em pesquisa e inovação, além da integração com setores do governo estadual. “É uma grande satisfação participar de um momento como este, pois sabemos o quanto vai ajudar a salvar vidas”, disse.

Ao falar sobre a tecnologia que vai sistematizar a doação de sangue em Alagoas, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Pablo Viana, falou sobre a articulação entre os setores públicos. “Temos aqui uma solução que nasceu no ambiente acadêmico e que vai ajudar muito a sociedade”, destacou. A secretária de Estado da Saúde (Sesau), Rosângela Wyszomirska, reconheceu o papel fundamental do instituto alagoano para a modernização das ações do hemocentro. “O Ifal vem revolucionando a educação em Alagoas e esse aplicativo foi pensado para melhorar o acesso da população à saúde”, disse a secretária. Com bom humor, ela convidou os presentes a compartilhar o Doe+ em todas as redes sociais. “Vamos fazer esse aplicativo bombar”, disse.

O lançamento da tecnologia móvel para ajudar no aumento do estoque de sangue do Hemoal foi bastante festejado pela equipe do hemocentro. “Agora, com um toque, as pessoas poderão saber qual tipo sanguíneo está em baixa e poderão ajudar, além de se tornarem doadores regulares. Que em nosso estado ninguém morra mais por falta de sangue. Quero parabenizar os estudantes envolvidos por disponibilizarem o conhecimento em prol de uma causa nobre. Vocês são brilhantes”, disse Verônica Guedes, médica hematologista do Hemocentro de Alagoas.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Alagoas, é coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/AL) e até do dia 25 de outubro promoverá uma série de ações de responsabilidade social dentro do Shopping Maceió.

Nos dias 21 e 22, a unidade móvel do Hemoal estará no estacionamento do shopping atendendo pessoas que queiram doar sangue.

registrado em: