Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Caiite 2015: aplicativo desenvolvido no Ifal Maceió combate o desperdício de alimento

Geral

Programa para smartphone, tablet e computadores já está em pleno funcionamento e foi exposto nesta terça-feira (16) no Corredor da Inovação do Caiite 2015

publicado: 16/06/2015 16h26, última modificação: 16/06/2015 16h26
Exibir carrossel de imagens Estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática do Ifal Maceió, Victor Aurélio Silva (à esquerda) e Lucas Ataíde, sob a orientação do professor Edison Camilo, criaram um aplicativo para combater o desperdício de comida.

No segundo dia do Caiite 2015, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) levou para o Corredor da Inovação o programa Nutrição Total, aplicativo desenvolvido pelos estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática do Ifal Maceió, Victor Aurélio Silva e Lucas Ataíde, sob a orientação do professor Edison Camilo.

Criado para combater o desperdício de comida, o aplicativo para smartphone, tablet e computadores já está em pleno funcionamento e atende, atualmente, a demanda do refeitório do Ifal Maceió, mas há outras unidades do instituto que já se interessaram pela ferramenta.

Desde a adesão pelo Setor de Nutrição do campus, todas as refeições no refeitório passaram a ser agendadas. Em funcionamento há um ano, o aplicativo registra, por dia, 400 agendamentos para almoço e cerca de 220 para janta.

Segundo informou o orientador do projeto, Edison Camilo, a redução no desperdício já foi constatada devido ao maior controle, uma vez que só é produzido o necessário, bem como o atendimento do gosto do usuário, visto que ele pode contribuir com sugestões, além de receber dicas da nutricionista responsável pela elaboração do cardápio.

Lembrando que combater o desperdício de alimentos é palavra de ordem diante da escassez de recursos. Atitudes simples, começando pela própria casa ou ambiente de trabalho, podem evitar que toneladas de comida vão para o lixo. Além de não saciar milhões de pessoas que passam fome, o desperdício de gêneros alimentícios também causa sérios problemas ao meio ambiente.

Serviço:

Amanhã, quarta-feira (17), o projeto do Ifal que será exposto no Corredor da Inovação é o Smart Samu – geolocalização das ocorrências 192. Vai lá e confere!

O Caiite 2015 é gratuito e cheio de atividades que podem ser conferidas até o dia 20 de junho.

registrado em: ,