Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aplicativo ABC Autismo conquista 1º lugar em Congresso Brasileiro de Informática na Educação

Geral

publicado: 29/10/2015 13h28, última modificação: 10/11/2015 11h20

Anny Rochelly - com informações do campus Marechal Deodoro

O aplicativo ABC Autismo, devidamente registrado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), conquistou o primeiro lugar na categoria produto no concurso Apps.edu, realizado durante o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), em Maceió, de 26 a 30 de outubro.

A professora de Informática e coordenadora do projeto Monica Ximenes, do campus Maceió, afirma que o aplicativo foi bastante elogiado na competição que teve início na segunda-feira (26). “O ABC Autismo começou como iniciação científica, depois virou Trabalho de Conclusão de Curso e, desde o início de 2015, é um projeto apoiado pelo CNPq”, detalhou a docente. Ele foi desenvolvido pelos alunos do curso superior de Sistemas de Informação do Ifal Maceió, Wellison Souza e Ezequiel Batista, além do colaborador Marcos Reis, e pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store.

O ABC Autismo, que já foi apresentado em uma conferência internacional em Paris, tem o objetivo de facilitar a aprendizagem de crianças e jovens com autismo, a partir da interação, baseado na psicologia comportamental e na psicolinguística. Ele possui mais de 37 mil downloads e concorreu com cerca de 50 trabalhos de todo o país na segunda etapa da seleção para o CBIE. “O que me deixa mais feliz não é só a conquista do primeiro lugar, mas os elogios que recebemos em relação à aderência do projeto, ao aporte teórico e aos programas terapêuticos utilizados no tratamento das pessoas com autismo. O aplicativo é um software que foi desenvolvido por pessoas que entendem não apenas de tecnologia, mas também de autismo”, explicou a professora.

Mas a criação de ferramentas que auxiliam no desenvolvimento das crianças autistas não para por aí. O aplicativo Hangaut Game possui o mesmo público-alvo e foi lançado em 2014 pelos estudantes Paulo Barbosa, Jean Barros e Roberto Lima. A segunda versão do jogo foi apresentada na última terça-feira, no estande do Ifal no CBIE, e estará disponível para download até o fim do mês de novembro, também na Play Store. De acordo com a professora Monica, o Hangaut será um dos representantes do Ifal na Mostra Tecnológica do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, que acontece no Acre.

Na categoria Protótipo, o premiado em terceiro lugar também foi desenvolvido no Ifal, o aplicativo ACComplex, para aprendizagem de análise de circuitos em corrente alternada, do professor Marcelo Corrêa, do campus Maceió. O ACComplex é um aplicativo para smartphones com Android que deve auxiliar a aprendizagem da matemática com números complexos e sua aplicação em análise de circuitos elétricos em corrente alternada. A premiação foi realizada no restaurante Hibiscus, na praia de Ipioca. Os primeiros colocados em cada categoria receberam, além do certificado, um notebook para o projeto.

registrado em: ,