Notícias
Ao som da Camerata Jovem do Ifal, Congresso de Computação inicia sua programação.
"Ai, que saudades do céu, do sal, do sol de Maceió. Ai, que saudades do céu, do sal, do sol de Maceió”. Um coral de mais de 1.700 vozes regido pelo maestro e professor Almir Medeiros encantou e fez toda a plateia se emocionar na solenidade de abertura da 45ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC).
Ao som de "Ponta de Lápis", do compositor alagoano Eliezer Setton e de outros clássicos da música nordestina, bem como nacional e internacional, a Camerata Jovem do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) abrilhantou a cerimônia de abertura do CSBC, nesta segunda-feira (21). O evento realizado pelo Ifal, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), segue até quinta-feira (24), no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá.
Com o tema “Governança Digital para uma Sociedade Sustentável”, esta edição do CSBC já se sagrou a maior da última década, com 1.708 participantes, e a segunda maior da série histórica, segundo dados da comissão organizadora durante a cerimônia de abertura.
O CSBC é considerado o maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina e reúne cientistas, engenheiras/os, pesquisadoras/es, professoras/es, estudantes, empresas e empreendedoras/es visando explorar, demonstrar e debater sobre o estado da arte em computação, bem como para identificar os tópicos de pesquisa emergentes e questões abertas para pesquisas futuras.
Participaram da cerimônia de abertura a presidente da SBC, Thais Vasconcelos Batista; Raquel Castro e Elvys Soares, da coordenação geral do CSBC 2025; Carlos Guedes de Lacerda, reitor do Instituto Federal de Alagoas; Elthon Allex da Silva Oliveira, Diretor Acadêmico da UFAL campus Arapiraca; o secretário de Ciência Tecnologia e Inovação de Alagoas, Silvio Bulhões; e Fábio Guedes Gomes, Diretor-Presidente da FAPEAL, além de outras autoridades.