Geral
Alunos retornam da Bulgária e avaliam participação no Torneio Internacional de Matemática
Os alunos fizeram uma retrospectiva da Olimpíada Internacional de Matemática
Os alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que representaram a instituição de ensino na VII Torneio Internacional de Jovens Matemáticos, ocorrida de 5 a 12 de julho, na Bulgária, foram recepcionados, na manhã desta quarta-feira (15) pelo reitor Sérgio Teixeira e pelo diretor de Políticas Estudantis, Elton Barros. Os estudantes Alberto Alves de Melo Neves, Igor Hutson Dias Fontes, João Gabriel Valentim Rocha e José Jardene da Silva Ramos contaram a experiência que tiveram na competição composta por oito países, a maioria do leste-europeu.
O professor Valdir Soares, do Câmpus Maceió, que acompanhou os alunos durante a viagem internacional, explicou que as provas consistiram de três rounds compostos por dez questões com problemas que representam uma linha de pesquisa. “Trata de um jogo de inteligência emocional e nossos alunos não se saíram bem pelo fato de ser a primeira experiência e por não terem domínio da língua inglesa”.
A sugestão apresentada pela equipe ao reitor é que o Ifal estimule a realização de um torneio com as mesmas características em nível estadual ou nacional para melhor preparar os estudantes para a próxima competição que ocorrerá na Rússia. “Sugerimos que o Ifal seja protagonista de um torneio em nível nacional, porém, antes, deveremos criar um núcleo de estudo para aprimorar mais os alunos na matemática e na língua inglesa que é muito importante para disputar a olimpíada”, ressaltou o professor.
Em 2016, o IFAL - Campus Maceió garantiu o direito de sediar a etapa nacional, fato este que, proporciona que tenhamos uma equipe na etapa internacional, consolidando assim a participação do nosso Instituto nas próximas competições.
A presença dos alunos do Ifal na Olimpíada Internacional de Matemática, em Sofia, na Bulgária resultou, ainda, em um aspecto positivo para o Ifal que foi a assinatura de um acordo entre o instituto e a Todor Kableshkov University of Transport, localizada na capital búlgara. O documento prevê relações institucionais para desenvolver intercâmbio de alunos e servidores e troca de conhecimento na educação técnico-profissional. O reitor Sérgio Teixeira assinou o documento que também terá a assinatura de Petar Kolev Kolev, reitor da universidade da Bulgária.O acordo estabelece atuação do Ifal e da Kableshkov University nas áreas de intelectualidade, tecnologia, academia, inovação e intercâmbio de estudantes, dirigentes e professores.
A coordenadora de Relações Internacionais, Magda Zanotto coordenará todas as ações do acordo pelo Ifal e Nikolay Dimitrov Georgiev será o coordenador da instituição estrangeira.