Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos retornam da Bulgária e avaliam participação no Torneio Internacional de Matemática

Geral

por Gerônimo Vicente publicado: 15/07/2015 12h44, última modificação: 15/07/2015 12h49
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Os alunos  fizeram uma retrospectiva da Olimpíada Internacional de Matemática

Os alunos fizeram uma retrospectiva da Olimpíada Internacional de Matemática

Os alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal),  que representaram a instituição de ensino na VII Torneio Internacional de Jovens Matemáticos, ocorrida de  5 a  12 de julho, na Bulgária,  foram  recepcionados,  na manhã desta quarta-feira (15) pelo reitor Sérgio Teixeira e pelo diretor de Políticas Estudantis, Elton Barros. Os estudantes Alberto Alves de Melo Neves, Igor Hutson Dias Fontes, João Gabriel Valentim Rocha e José Jardene da Silva Ramos contaram a experiência que tiveram na competição composta por oito países, a maioria do leste-europeu.

O professor Valdir Soares, do Câmpus Maceió, que acompanhou os alunos  durante a viagem internacional, explicou que as provas consistiram de três rounds compostos por dez questões com problemas que representam uma linha de pesquisa. “Trata de um jogo de inteligência emocional e nossos alunos não  se saíram bem pelo fato de ser  a primeira experiência e por não terem domínio da língua inglesa”.

A sugestão apresentada pela equipe ao reitor é que o Ifal estimule a realização de um torneio com as mesmas características em nível  estadual ou nacional para melhor preparar os estudantes para a próxima competição que ocorrerá na Rússia. “Sugerimos que o Ifal seja protagonista de um torneio em nível nacional, porém, antes,  deveremos criar um  núcleo de estudo para aprimorar mais os alunos na matemática e na língua inglesa que é muito importante para disputar a olimpíada”, ressaltou o professor.

Em 2016, o IFAL - Campus Maceió garantiu o direito de sediar a etapa nacional, fato este que, proporciona que tenhamos uma equipe na etapa internacional, consolidando assim a participação do nosso Instituto nas próximas competições.

A presença dos alunos do Ifal na Olimpíada Internacional de Matemática, em Sofia, na Bulgária resultou,  ainda, em um aspecto positivo para o Ifal  que foi a assinatura de um acordo entre o instituto e  a Todor Kableshkov University of Transport, localizada na capital búlgara. O documento prevê relações institucionais para desenvolver intercâmbio de alunos e servidores  e troca de conhecimento  na educação técnico-profissional. O reitor Sérgio Teixeira assinou o documento que também terá a assinatura de  Petar Kolev Kolev, reitor da  universidade da Bulgária.O acordo  estabelece atuação do Ifal e  da Kableshkov University nas áreas de intelectualidade, tecnologia, academia, inovação  e intercâmbio de estudantes, dirigentes  e professores.

A coordenadora de Relações Internacionais, Magda Zanotto coordenará todas as ações do acordo pelo Ifal e  Nikolay Dimitrov Georgiev será o coordenador da instituição  estrangeira.

registrado em: ,