Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos e docentes iniciam autoavaliação de sete cursos do Ifal

Alunos e docentes iniciam autoavaliação de sete cursos do Ifal

Questionários estarão disponíveis entre 20 de maio e 2 de junho

por Jhonathan Pino publicado: 17/05/2021 11h25, última modificação: 17/05/2021 14h24

Na próxima quinta-feira, 20, alunos e docentes de sete cursos presenciais do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) receberão os endereços eletrônicos com os formulários para participarem do processo de avaliação interna. A iniciativa visa avaliar aspectos relacionados às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na instituição, com a finalidade de captar informações que possam auxiliar a instituição a lidar com limitações e potencialidades de seus cursos, além de contribuir para melhorar o planejamento estratégico.

Neste ano, irão participar da avaliação interna os docentes e discentes matriculados nas licenciaturas de Letras, Campus Arapiraca e Física, Campus Maceió; nos tecnólogos em Alimentos e Design de Interiores, ambos de Maceió, além dos bacharelados em Sistemas de Informação, do Campus Arapiraca, Engenharia Civil e Elétrica, estes sediados na unidade de Palmeira dos Índios.

A avaliação dos cursos será realizada através da aplicação de formulários direcionados aos segmentos docente e discente dos cursos avaliados. Um link será encaminhado aos sujeitos da pesquisa, para que eles os respondam a partir do email institucional. O preenchimento do formulário poderá ser realizado até o dia 2 de junho.A presidente da CPA, Edriane Teixeira, pontua que avaliação faz parte do processo de melhoria contínua da instituição.jpeg

“O objetivo dessa avaliação é criar uma cultura avaliativa nos cursos de graduação, de forma a identificar os pontos que não estão atendendo as dimensões (organização didático pedagógica, corpo docente e infraestrutura) constantes no PPC [Projeto Pedagógico do curso] e assim contribuir para as ações de melhorias, o que pode afetar positivamente no processo de avaliação externa realizada pelo MEC [Ministério da Educação} aos cursos”, explica a presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Edriane Teixeira.

Todo o processo será acompanhado pela CPA, órgão suplementar da Reitoria voltado a promover uma cultura de avaliação na Instituição.

“Essas autoavaliações são importantes pois aperfeiçoam os métodos de ensino aprendizagem (PPC), planejamento institucional (construção do PDI) e infraestrutura. Por isso os relatórios são publicados e encaminhados aos gestores institucional e de curso para que providências sejam tomadas afim de corrigir as fragilidades encontradas. E assim, na próxima avaliação realizada (anualmente) o quesito que foi considerado um fator deficiente possa ser analisado de forma mais positivo diante do que foi providenciado para melhorá-lo”, comentou Edriane.