Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos e docentes de Cozinha do Ifal elaboram cardápio de companhia aérea portuguesa

Integrantes do Campus Marechal realizam consulta e montagem de pratos da TAP

por Jhonathan Pino publicado: 06/10/2020 14h31, última modificação: 06/10/2020 15h30

Dois professores e cinco alunos do curso de Nível Médio Técnico de Cozinha, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Campus Marechal Deodoro, estão na equipe responsável pela elaboração do cardápio a ser utilizado pela tripulação e passageiros dos voos Maceió/Lisboa, da empresa de aviação aérea portuguesa, TAP.

Anderson Campos e Fátima Amorim, docentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), foram convidados para atuar como consultores da empresa. Eles também selecionaram os alunos para atuarem na montagem de quatro ciclos de refeições a serem utilizadas nos próximos três meses.Equipe conta com dois docentes e cinco alunos do EJA de Marechal Deodoro.jpg

“Nós recebemos o convite em janeiro desse ano para prestarmos assessoria a uma empresa que fornece alimentos no ramo da aviação civil. Ela foi contratada pela TAP, que nos contatou para elaborarmos o cardápio, tanto da classe executiva, da tripulação, como da classe econômica”, recordou Anderson.

Serão dois voos semanais, cada um deles com cerca de 160 passageiros, entre clientes da classe executiva e econômica, além dos funcionários da empresa, que irão saborear pratos como carne grelhada ao molho teriyaki, jerimum assado e polenta.

Anderson lembra que a TAP faz uma avaliação dos pratos criados pela equipe. “Eles envolviam a gastronomia alagoana, como a cozinha internacional. Fizemos uma cozinha fusion, como é chamada, e eles decidiram os pratos que iriam para o cardápio”, detalha.

Professora Fátima Amorim com alunas do curso de Cozinha, atuando na montagem dos pratos.jpgDecididos os pratos, os docentes realizaram a seleção de profissionais entre alunos de vários módulos da EJA de Marechal Deodoro. Cinco deles foram capacitados para a montagem do cardápio, que deveria estar à disposição ainda no primeiro semestre do ano. Mas como a pandemia forçou a suspensão dos voos entre o Brasil e Portugal, o contrato teve que ser adiado.

“O voo inaugural entre Maceió e Lisboa foi realizado no dia 4 de outubro. Já com o cardápio estabelecido, fizemos a elaboração e composição dos pratos. Os alunos tiveram um desempenho muito satisfatório e foi elogiado tanto pela empresa, quanto por representantes da TAP, que disseram que era um dos melhores cardápios já servidos pela empresa, aqui no Brasil”, comentou.Alunos foram treinados para atuação nos cardápios da TAP  poderão ser efetivados, caso haja renovação do contrato para novos ciclos.jpg

Os pratos são compostos por quatro ciclos, que são renovados a cada três meses. No momento os alunos estão contratados como prestadores de serviço para elaborar o cardápio do voo de um período de três meses. Conforme o docente, essa realidade pode ser alterada futuramente.

Para Jackson Santos, um dos profissionais selecionados e ex-aluno do curso, a experiência enriqueceu seu currículo. Ele participou da elaboração de sobremesas e café da manhã.

“Quando eu recebi o convite para fazer parte da equipe, foi algo muito grandioso. Acho que neste momento a palavra que me define é gratidão, pois foi uma experiência fantástica, algo que neste momento foge das minhas rotinas diária, já que estou trabalhando como cozinheiro em uma escola estadual aqui no município de Marechal Deodoro”, relatou.