Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos dos campi Arapiraca e Maceió são finalistas em Olimpíada Brasileira de Informática

publicado: 04/07/2017 11h04, última modificação: 04/07/2017 13h41

Oito alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foram aprovados para a fase final da 19º Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Os discentes dos campi Arapiraca e Maceió receberam a notícia de que passaram pela fase estadual no último dia 26 de junho e agora estão na expectativa para saber onde será realizada a última etapa.

São aprovados para esta fase aqueles que atingiram a nota de corte colocada pela organização do evento. Neste ano, do Campus Arapiraca saíram os finalistas Almir Gabriel Soares, Antonio Gabriel Ribeiro, José Ytalo Ramon de Almeida e Vinicius Cortez Cavalcante, todos classificados para a última etapa da categoria de Programação Nível 2.

Do Campus Maceió, a lista foi formada por Jorge Felipe da Silva, Sara Nicoly Ferreira e Taígo Ítalo de Moraes, também para o nível 2 de programação, além de Yuri David Queiroz, para a categoria Nível 1.

No Campus Maceió, o professor Ricardo Rubens reuniu os alunos para fazer uns preparativos. "Parece que não envolveu todos os alunos. Mas ele irá continuar fazendo essa orientação, dependendo dos da vontade deles, se vão querer participar, ou não. Pois se o Ifal não tiver recursos, eles irão ter que arcar os custos por conta própria. A gente não sabe em que Estado do Nordeste irá acontecer. Por isso esperamos que o Ifal dê esse auxílio", detalhou Fernando Kenji, coordenador do OBI em Maceió.

Para ele, participar e ser premiado na OBI traz oportunidades únicas. "O evento é importante para os alunos, em nível de conhecimento, é necessário resolver basicamente raciocínio lógico, utilizando uma linguagem de programação. Para eles, é uma etapa que vão ter que correr atrás de desafios. E quem for aprovado na última fase vai ganhar curso de duas semanas na USP [Universidade de São Paulo]", explicou Keinji.

Na universidade paulista, durante oito horas por dias e cinco dias na semana, os estudantes serão ensinados sobre boas práticas de programação, resolução de algoritmos e terão uma vivência com alunos de todo o país, com professores renomados.

Em 2016, Gabriel Ribeiro, do Campus Arapiraca, recebeu medalha de bronze no OBI. No mesmo ano, o estudante Eduardo Lúcio Correia, do terceiro ano do curso técnico de Informática, do mesmo campus, teve seu nome anunciado como vencedor da 4ª edição da Copa Rio Info de Algoritmos (Cria), outro evento nacional que visa atrair e estimular jovens talentos do ensino médio/técnico a buscar uma carreira na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

registrado em: