Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Ifal são selecionados entre 750 mil candidatos e participam da 14ª Jornada Espacial

publicado: 12/12/2016 09h42, última modificação: 19/12/2016 15h15
Exibir carrossel de imagens Professores e alunos com Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço

Dois estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) tiveram uma semana recheada de atividades nas áreas de ciências espaciais. Helena Almeida Canuto, do Campus Palmeira dos Índios e Antônio Bezerra, do Campus Arapiraca, foram selecionados para participar da 14ª edição da Jornada Espacial, entre os dias 4 e 10 de dezembro, no município de São José dos Campos, São Paulo.

O evento, realizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), contou com os 74 alunos de melhores resultados, entre os quase 750 mil candidatos de escolas públicas e privadas de 21 Estados que responderam às questões da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Acompanhados pelos docentes do Ifal, Ederson Matsumoto, do Campus Palmeira dos Índios, Henrique Marques, do Campus Coruripe, e Tiago Cordeiro, do Campus Arapiraca, responsáveis pela organização da OBA, em seus respectivos campi, e orientadores dos estudantes para as olimpíadas, os alunos relataram como se sentiram ao participar da Jornada.

Inefável. Uma experiência singular que me proporcionou muito mais conhecimento do que eu esperava. Toda a vontade e curiosidade, tão comum em crianças, voltaram e estão aqui como se nunca houvessem desaparecido”, disse Antônio, que junto com Helena e os professores, puderam conhecer o Laboratório de Integração e Testes (LIT) e o Programa de Estudos e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace), a TV Vanguarda, o Túnel de Vento do e Projeto Vante no IAE, Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

"Foi uma experiência muito empolgante e enriquecedora ter a oportunida de conhecer o potencial tecnológico que o Brasil possui, que é tão pouco divulgado, e trocar ideias com pessoas de quase todos os estados”, acrescentou Helena Canuto.

O professor Henrique Marques falou que a equipe volta mais motivada com o conhecimento adquirido.“Compartilhar todo esse conhecimento, ser multiplicador, tentar contaminar mais pessoas com essa mescla de encanto, dedicação e vontade de fazer as coisas mudarem do jeito certo, com muito suor e honestidade.”

De acordo com Ederson Matsumoto, o evento é um dos melhores e de mais difícil seleção. “O que proporciona uma semana de interação e troca de experiências de vida, cultura e conhecimentos entre a nata dos estudantes interessados em ciências e tecnologias do Brasil. Fico orgulhoso de termos dois representantes do Ifal neste evento. Também volto enriquecido por poder usufruir da mesma troca de experiências com professores igualmente comprometidos com as Olimpíadas de Astronomia e de Foguetes do país inteiro”.

registrado em: , ,